Uma parceria entre a Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso e a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro através das Secretarias Municipais da Educação e da Agricultura, Irrigação, Meio Ambiente e Pesca, proporcionou a professores da rede municipal de ensino a oportunidade de participarem do curso 'Educação ambiental como suporte para construção de uma cultura de paz'.
A capacitação aconteceu na manhã desta terça-feira, 15, na sala de reuniões da Secretaria da Educação do Município e contou com a presença de servidores deste setor, como também, de educadores de diversas unidades escolares da cidade. Os objetivos foram: despertar sensibilidade dos participantes para o desenvolvimento de ações educativas para a construção de uma cultura de paz, além de promover a integração de segmentos da comunidade socorrense, com vista ao desenvolvimento do Projeto Técnico do Trabalho.
O secretário municipal da Educação, Wellington Mangueira, abriu o encontro e explanou sobre o assunto. “Essa é uma parceria salutar, pois, nada melhor que a companhia responsável pelo tratamento da água do Estado unir-se a um Órgão Municipal para capacitar professores, os melhores multiplicadores de informações que existe. Precisamos estar atentos, fazer a nossa parte, nos colocar não só como profissionais da educação, mas, ainda como cidadãos comuns, para que possamos passar adiante o respeito com a natureza”, disse.
Durante o curso, que é uma preparação para as atividades alusivas à Semana da Água, comemorada na próxima semana, os participantes assistiram palestras com os temas: 'Educação Ambiental: Um Instrumento da Política Ambiental de Nossa Senhora do Socorro' e 'A construção do ser'. As temáticas foram ministradas respectivamente pela técnica da Secretaria Municipal da Agricultura, Irrigação, Meio Ambiente e Pesca, Leuzenilda Pereira e pela Gestora do Sistema Socioambiental da Deso, Laura Matos Valadares.
De acordo com a funcionária do Deso, Laura Valadares, esse curso fazem parte do projeto de trabalho técnico socioambiental. “Estamos aqui integrado às ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) dos governos do Estado e Federal. Ele vem esclarecer para o público-alvo como funciona o sistema de esgotamento sanitário, os cuidados que deve-se ter com a água, que é o elemento chave para a existência do ser humano. É muito bom perceber que a Prefeitura de Socorro mostra-se participativa e eficaz para que esse projeto torne-se concreto”, afirmou.
Os integrantes da capacitação elogiaram a parceria e comentaram sobre a iniciativa. “Antes de ser professor sou humano e sinto-me responsável pelo processo de desenvolvimento cultural e ambiental. As palavras do secretário Wellington Mangueira foram maravilhosas, porque nos colocam de forma peculiar e notória perante à nossa responsabilidade. Somos agente do meio social que influenciam as crianças e jovens e fico bastante feliz de participar desse curso, para aprimorar meus conhecimentos e transmiti-los em sala de aula”, enfatizou o professor da Escola Municipal Elisa Teles, Dan Barreto.
“Acho fundamental termos cursos com essa temática, pois, é essencial conscientizarmos nossos professores para que tenham possam propagar essas idéias para os estudantes do município. Vivemos um momento em que a todo instante é possível observar a revolta da natureza e por isso precisamos fazer a nossa parte para que tenhamos um futuro onde o meio ambiente seja preservado”, destacou a assessora da Secretaria Municipal da Educação, Iara Oliveira.