A primeira turma do programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação, em Nossa Senhora do Socorro, conta com 1,2 mil alunos matriculados. As aulas começaram em dezembro do ano passado e vão até o dia 29 de julho deste ano. O programa tem por objetivo elevar a escolaridade dos jovens, adultos e idosos que não tiveram oportunidade de frequentar a escola, na idade adequada.
As turmas são de segunda a quinta-feira, no período da noite, sendo duas horas e meia de aula sem horário definido, distribuídos em nove conjuntos e povoados do município. Os conjuntos Parque dos Faróis, Jardim, Marcos Freire III, João Alves, e os povoados Pai André, Guajará, Bita, Taiçoca de fora, além da sede do município estão entre os atendidos.
Cerca de 60 professores ministram aulas para esses grupo alunos, que, na sua maioria, são pessoas carentes que ainda não sabem ler e escrever. “Fizemos uma capacitação para os professores no mês de novembro, que nem sempre são formados, pois o Ministério da Educação (MEC) permite que alguns ministrem aulas, tendo apenas o ensino médio. Mostramos como fazer as dinâmicas e apresentações de textos para eles saberem como ensinar os alunos”, disse a gestora do programa em Socorro, Isabel da Ressurreição.
Continuou ainda. “É um prazer trabalhar com esse programa, sou apaixonada pela educação. Tive a oportunidade de assumir esse compromisso e estou engajada para que tudo saia como previsto. Parabenizo o prefeito Fábio Henrique por ter aderido o programa no município”, declarou.