Preocupada com a saúde da população e com o meio ambiente, a prefeitura vem realizando diversas ações ecologicamente corretas. Uma dessas ações é a coleta de pneus inutilizados em borracharias. A medida visa evitar que os pneus se transformem em depósitos de focos do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti.
Nesta quinta-feira, 17, equipes do Serviço de Limpeza Pública do município,realizaram além da limpeza de rotina, a coleta de pneus velhos. De acordo com o secretário de Obras, Eliel Felipe, a ação é de extrema importância no combate ao mosquito transmissor da dengue e futuros danos ao meio ambiente.
"Além de todas as outras ações de limpeza pública, nos preocupamos também em fazer a verificação de materiais que podem provocar prejuízos ao meio ambiente. No caso do pneu é um ambiente que reúne todas as condições para a proliferação do aedes, pois é escuro, quente e esconde água parada", destacou o secretário.
Composto de borracha natural (látex), petróleo (borracha sintética), aço e tecidos, o pneu demora cerca de 100 anos para se decompor, sendo nocivo ao meio ambiente. "O problema se agrava quando o pneu é jogado na via pública e em terrenos baldios público ou de particular. Essa situação é prejudicial para toda a população”, ressaltou Eliel Felipe.
Durante a ação de limpeza pública, também foram executados serviços de capinação, recolhimento do lixo e de entulhos. O trabalho ficou concentrado na Sede, no Distrito Industrial de Socorro (DIS), e nos conjuntos Marcos Freire II e III.
Armazenamento – Os pneus são armazenados em uma área na Base Operacional, no conjunto João Alves. Em seguida são encaminhados para reciclagem ou incinerados. Os cidadãos que tiverem interesse em colaborar com o serviço podem entrar em contato com a Secretaria de Obras, através do telefone: (79) 2107- 7852 e 7853 e solicitar a coleta do produto.