Na ultima quarta-feira, 23, teve início a segunda turma do módulo de Competências Básicas, do Programa Formação pela Escola, do Ministério da Educação (MEC), contando com a organização da Secretaria da Educação de Nossa Senhora do Socorro. O encontro aconteceu na Escola Estadual Juscelino Kubitschek.
O objetivo foi transmitir conhecimentos aos alunos, como políticas públicas para a educação básica e controle social, no âmbito da educação. De acordo com a tutora municipal do módulo, Geise da Paixão Santos, a aula foi direcionada para professores, diretores, coordenadores e a população. “Nosso intuito é capacitar profissionais que trabalham com educação, como também representantes da comunidade para que possam elaborar projetos e sugerir melhorias para dificuldades existentes na rede municipal de ensino”, informou.
“É interessante porque mostra como funciona o lado administrativo. O ponto mais interessante é que com essas aulas vamos aprender como funciona o sistema de ensino” disse o aluno Richard Viana, inscrito no projeto, que oferece conhecimento e aperfeiçoamento durante os 30 dias de aula.
Com boas expectativas, o aluno Wilker Lima espera ter um vasto conhecimento no campo educacional. “O demonstrativo à distância será muito importante para nossa aprendizagem, além de ser disponibilizado módulos para estudo que irão aumentar nosso conhecimento. É uma boa ferramenta de aprendizagem”, comentou.
Os integrantes do módulo assistem as aulas virtuais e têm acesso a materiais online, com fácil entendimento e leitura simples. O material está disponível no site www.fnde.gov.br no link formaçãopelaescola/consultas, acessível a todos os integrantes do projeto.
Avaliação – O programa tem duração de 40 horas de aulas virtuais e presenciais, tendo duas formas de avaliação: auto-avaliação e avaliação pelo tutor, que analisa o desempenho dos alunos durante o curso e na etapa final, onde os integrantes terminam o curso com certificado em mãos.