Início Notícias Projeto tira mais de mil socorrenses do sedentarismo

Projeto tira mais de mil socorrenses do sedentarismo

56
0

Com objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, a Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria de Saúde, vem desenvolvendo o projeto 'Cidade Ativa' que é uma extensão do programa de Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT’s). A iniciativa atende mais de mil pessoas em nove localidades do município.

O projeto consiste em trazer para a população do município uma hora diária de atividade física, de 06h às 07h, para que possam sair do sedentarismo. Todas as localidades iram contar com profissionais de educação física e auxiliares de enfermagem, onde são realizados antes da atividades física a verificação da pressão arterial e de glicemia.

“Desde o mês de agosto, por meio de recursos do governo federal, o projeto atende a comunidade do Mutirão do conjunto João Alves, mais o prefeito Fábio Henrique e o secretário de Saúde, Saulo Eloy Filho, visando expandir o projeto em Socorro, usaram recursos próprios da prefeitura para que outras oito localidades do município fossem atendidas”, disse a responsável técnica pela DANT’s, Eliane Alexandre.

Continua a falar a responsável da Secretaria. “Todas as pessoas que queiram participar do Cidade Ativa bastam procurar as Unidades de Saúde e realizarem as inscrições com os diretores dos postos. Em caso de alguma doença que esteja ligada a DANT’s é só informar para que também aconteça um acompanhamento contínuo com essas pessoas”, concluiu.

O que são as DANT’s – É um grupo de doenças que são adquiridas por maus hábitos de vida ou por hereditariedade, não são transmissíveis de pessoa para pessoa, cujo controle é de grande importância para a saúde pública.

Principais doenças – hipertensão arterial, diabetes Mellitus, Neoplasia – Câncer, Transtornos de ansiedade como depressão, síndrome do pênico, psicose; obesidade; acidentes de trânsito; acidentes domésticos; doenças cardio vasculares; doenças renais; doenças respiratórias; doenças músculo esqueletais (Distúrbios ligados aos ossos, articulações e músculos).

Localidades atendidas pelo projeto 'Cidade Ativa':

Segunda, quarta e sexta-feira

Conjunto Albano Franco – Praça do Final de linha;
Conjunto Parque dos Faróis – Centro Social Manoel do Prado Franco;
Conjunto Piabeta – Escola Municipal Prof. Eliza Teles;
Conjunto Fernando Collor – Escola Estadual José Barreto Fontes;

Terça, Quinta e Sábado

Sede – Quadra de esportes da praça Wellington Mangueira;
Conjunto João Alves – Quadra poliesportiva da praça do Forró Siri;
Conjunto Jardim – Quadra de esporte próximo ao mercado;
Conjunto Marcos Freire III – Final de Linha;
Mutirão – Quadra ao lado da Unidade de Saúde João Barreto de Sousa.

COMPARTILHAR