Na manhã desta quinta-feira, 31, aconteceu no Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador Anísio Dário, em Aracaju, o evento 'Pacto pela vida', que tem a organização da Secretaria Estadual de Saúde em parceria com os municípios. A parceira visa avaliar os indicadores referente a saúde dos municípios no ano de 2010.
Participaram da avaliação os profissionais da saúde da região de Nossa Senhora do Socorro, que engloba, além do município sede, as cidades Capela, Carmópolis, Cumbe, General Maynard, Japaratuba, Maruim, Muribeca, Nossa Senhora das Dores, Pirambu, Rosário do Catete, Santo Amaro e Siriri.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Socorro, Maysa Vieira, explicou como funciona a avaliação dos municípios referente a saúde. “A Secretaria Estadual de Saúde, com a regional de Socorro, está avaliando os indicadores relacionados ao pacto pela saúde como um todo, que engloba o Pacto pela Vida e Plano de Ações da Vigilância em Saúde (PAVS). O Pacto pela Vida são ações integradas de todos os complexos em saúde, de Atenção Básica de média complexidade das vigilâncias em saúde e da Saúde Mental”, destacou.
“Esses indicadores avaliam toda a produção em 2010, para tentarmos traças metas e ações dentro do município que melhore a qualidade de vida. Com isso iremos ver as nossas fragilidades e tentarmos melhorar os nossos números. A importância é justamente esse termômetro de vermos como está a situação do município, como foi a nossa capacidade, desenvoltura em 2010, como em ações voltadas a dengue e a taxa de mortalidade”, concluiu Maysa Vieira.
A coordenadora da atenção básica de Socorro, Eliene Cristine, que também esteve presente no evento, comentou sobre o pacto pela vida. “O Ministério da Saúde propõe o pacto pela vida que vai de acordo com alguns indicadores para avaliar como está a saúde dos municípios, então o evento serve para avaliarmos os indicadores de Nossa Senhora do Socorro em relação a 2010, para que possamos melhorar naquilo que pecamos”, disse.