O Conselho Municipal de Saúde realizou, na manhã desta quinta-feira, 31, reunião com os conselheiros do município. O objetivo foi a aprovação da programação anual de saúde do ‘participasus’, mostrar o balancete de saúde do ano de 2010 e apresentação dos índices da dengue no município. Participaram da reunião 12 conselheiros, onde aprovaram todas as pautas que foram colocadas.
“Mostramos a programação anual de saúde com o recurso ‘participasus’, que é uma política de participação popular, que busca trazer de volta o protagonismo da população e da construção da saúde pública e está alçado em quatro eixos: auditoria, ouvidoria, controle social e monitoramento de avaliação”, informou a coordenadora do Núcleo de Planejamento (NUPLAN) da Saúde, Manoela Andrade.
O conselheiro municipal, Givon Alves Neo, explicou o que diretrizes do conselho municipal de saúde. “O conselho municipal representa um órgão deliberativo, fiscalizador que juntamente com a secretaria de saúde procura buscar as melhores formas de atuação dentro da saúde, dentro das ações de saúde do município e é isso que fizemos hoje nesta reunião, mostramos mais uma vez ações para que a saúde do município de Socorro cresça cada vez mais”, disse.
Outro conselheiro, Jorgival Fernandes, falou da importância de ser representante da saúde. “É importante ser conselheiro, para ser vigilante da saúde publica do nosso município. Fazemos um acompanhamento de tudo que está acontecendo referente a saúde pública. Porque a saúde pública do Brasil enfrenta uma dificuldade enorme, então é de extrema importância ter fiscalizadores e nós do conselho municipal temos essa função”, destacou.