Início Assistência Social CadÚnico em Socorro: Usuários voltam a ter atendimento presencial

CadÚnico em Socorro: Usuários voltam a ter atendimento presencial

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Dando continuidade à retomada das atividades presenciais dos serviços essenciais ofertados pela Prefeitura de Socorro, a coordenação do Cadastro Único (Cadúnico) e Programa Bolsa Família (PBF) ligados à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) volta a ter atendimento presencial nos seis pontos disponibilizados para prestação do serviço à população.

O coordenador do Cadúnico, Cleiton de Jesus Santos, explicou que durante o período de isolamento social, os atendimentos do Programa Bolsa Família não foram interrompidos, estavam ocorrendo por meio de agendamento. “Mesmo nessa pandemia, os atendimentos ao público não pararam, a gente conseguiu atender a comunidade por meio de agendamento, mas nesse momento entendemos que é possível a retomada do serviço presencial respeitando todos os protocolos sanitários como uso de máscara, álcool em gel, além do distanciamento entre usuário e atendente”, pontuou.

O Cadúnico que é o conjunto de informações colhidas pelo governo com informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza é também, a porta de acesso da população a diversos programas do Governo Federal. Em nossa senhora do Socorro, o serviço é realizado na sede da SMAS, na Central do Cadúnico/PBF no conjunto João Alves no horário de 7h às 14h e nas quatro unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) localizados no Conjunto Fernando Collor, Parque dos Faróis, Conjunto Jardim I e Conjunto Marcos Freire I, das 8h às 17h de segunda a sexta-feira.

O coordenador destacou ainda que com o fim do auxílio emergencial pago pelo Governo Federal nos últimos meses, a procura pelo cadastrado ou recadastramento do Cadúnico aumentou. “Sem o auxílio emergencial, as famílias vão voltar a receber o bolsa família normalmente, mas aquelas que ainda não recebiam despertaram o interesse de ter o cadastro, para que o governo federal liberando a inserção de novos cadastrados no Programa elas sejam contempladas. Nossas equipes estão preparadas para receber a população, de forma rápida, eficiente e principalmente sem filas”, concluiu.

Quem deve estar inscrito no Cadastro Único?

Famílias de baixa renda: que ganham até meio salário mínimo por pessoa; ou que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal total.

Quais documentos solicitados?

Para fazer o cadastro de toda família é importante que uma pessoa se responsabilize por informar os dados de todos os membros, esta pessoa estará responsável pela Unidade Familiar (RF), precisa:
• Fazer parte da família, morar na mesma casa, ter pelo menos 16 anos de idade e ser, preferencialmente, mulher;
• Apresentar seu CPF ou Título de Eleitor (exceto em casos de famílias indígenas e quilombolas, que podem apresentar qualquer um dos documentos abaixo);
• Mostrar pelo menos um documento de cada membro da família (pode ser certidão de nascimento ou casamento; CPF; RG; certidão administrativa de nascimento do indígena, RANI; carteira de trabalho; ou título de eleitor);
• Não é obrigatório apresentar um comprovante de endereço, mas, se tiver, ajuda no preenchimento do cadastro.

 

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