Início Assistência Social SMAS promove ações de conscientização na semana de prevenção da gravidez na...

SMAS promove ações de conscientização na semana de prevenção da gravidez na adolescência

131
0

A gravidez na adolescência é um tema que tem sido muito discutido nos últimos anos, especialmente no cenário em que adolescentes de modo geral estão iniciando a vida sexual cada vez mais cedo. Sem as orientações e cuidados corretos, o número de meninas entre 13 e 17 anos grávidas tem aumentado consideravelmente, uma gravidez sempre considerada de risco, já que a adolescente nem sempre está preparada fisicamente para a gestação, o que pode representar risco tanto para a menina quanto para o bebê.

Os primeiros dias do mês de fevereiro fazem parte da chamada “semana de prevenção a gravidez na adolescência”. Nesse sentido, dando continuidade a um conjunto de ações a secretaria municipal de assistência social (SMAS) realizou na manhã desta quarta-feira, 3, uma panfletagem no centro administrativo da Prefeitura de Socorro com o objetivo de promover o debate e a reflexão sobre o assunto entre os servidores.

A campanha que tem como tema: “Gravidez na adolescência, você pode evitar”, busca mostrar os riscos impostos as meninas que acabam tendo gestações cada vez mais precoces. Segundo dados da coordenação de saúde da mulher do município, atualmente a rede de saúde do atende cerca de mil e quinhentas gestantes adolescentes, a maioria entre 15 e 17 anos.

Presente na ação, a presidente do Conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente (CMDCA), Michelle Marry, falou sobre a importância da campanha diante desse dado. “Esse é um número que assusta e aponta para uma causa que deve ser preocupação de toda a sociedade. Poder público, pais, mães, amigos, professores, todos devemos unir forças nesse enfrentamento a gravidez na adolescência como forma de cuidar do futuro das nossas crianças.”

A ação que contou ainda com o apoio do coordenador da proteção social especial, José Aloísio dos Santos Júnior e a coordenadora da proteção social básica, Ana Paula Santos Siqueira, reforça a importância da união de forças entre sociedade, família, escola e os órgãos de proteção na orientação as meninas assim que elas iniciem a vida sexual ativa, pois assim é possível evitar a gravidez indesejada, além das infecções sexualmente transmissíveis.

 

COMPARTILHAR