Início Assistência Social Servidores do projeto Busca Ativa participam de ação em prol do autocuidado...

Servidores do projeto Busca Ativa participam de ação em prol do autocuidado e saúde mental

153
0

“É preciso estar bem consigo, para poder cuidar do outro”, esse é o conceito do programa “Cuidar de si”, promovido pelo projeto Busca Ativa da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) da Prefeitura de Socorro. Criado e desenvolvido para os trabalhadores do projeto que estão em constante contato com as comunidades em situação de vulnerabilidade e risco social, o programa visa incentivar os integrantes a olhar para si, para a saúde física e mental, a fim de que eles possam aliviar o stress da rotina de trabalho.

Na última sexta-feira, 5, o “Cuidar de si” realizou uma manhã de promoção ao autocuidado e à saúde mental, com atividades de relaxamento físico, mental e diálogos que serviram para o fortalecimento de vínculos no ambiente de trabalho. Foi servido um café da manhã colaborativo com a apresentação do projeto para os participantes, realizada uma ginástica laboral com uma profissional de educação física para relaxamento e alongamento, além da dinâmica de constelações sistêmicas e meditação guiada.

Coordenadora do projeto Busca Ativa, Michelle Marry, afirma que em ações como essa é possível visualizar como os trabalhadores precisam aliviar a estafa gerada pelo dia a dia. “A gente percebeu pessoas que mesmo já fazendo acompanhamento psicológico não conseguiam se abrir, ou seja, falar abertamente o que sentiam e nessa ação de sexta-feira elas conseguiram desabafar, colegas de trabalho que estavam em conflitos conseguiram se acertar, a dinâmica em si fez com que eles pudessem interagir e de fato aliviar a cabeça”, afirma.

A socióloga da vigilância socioassistencial, Wine Castor, explica que o “Cuidar de si” nasceu da percepção de que era preciso ajudar os trabalhadores do Busca ativa a lidar com questões de cunho psicológico e até mesmo físico, ocasionado pelas situações vivenciadas nas ruas, na rotina diária de trabalho. “Nós percebemos que durante o ano pandêmico de 2020, muitos integrantes do projeto Busca Ativa estavam apresentando sofrimento psíquico ou agravando o quadro de depressão e ansiedade já existente. Como o trabalho desenvolvido pela equipe é in loco, ou seja, por meio de visitas domiciliares a usuários em situação de vulnerabilidade e risco social, ao se depararem com tais situações de privação de direitos básicos de sobrevivência acaba ocorrendo uma somatização das questões pessoais com o vivenciado profissionalmente. Assim surgiu a preocupação de promover ações de autocuidado relacionadas à saúde mental dentro das possibilidades da SMAS”, explica.

Vale destacar que programa que se destacou dentro do projeto Busca Ativa agora será ampliado para os demais equipamentos da rede socioassistencial do município. Na busca de promover conscientização a respeito dos cuidados necessários para se manter corpo e mente saudáveis.

COMPARTILHAR