O dia “D” da Campanha de Vacinação Contra a Gripe aconteceu no último sábado, dia 30. O município de Nossa Senhora do Socorro foi escolhido pelo Estado para ser a sede da abertura oficial da campanha, na Unidade de Saúde da Família Antônio César Franco, no Conjunto Marcos Freire II. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar mais de 12 mil pessoas, entre idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 2 anos de idade, gestantes em qualquer fase gestacional e trabalhadores da saúde do município.De acordo com dados da Coordenação da Campanha no município, até o momento já foram vacinados 60% do público alvo.
O secretário estadual de saúde, Antônio Carlos Guimarães, comentou a escolha de Socorro para abrir a campanha. "Socorro é o segundo maior município de Sergipe, tem um grande significado para o sistema de saúde e é administrada pelo nosso companheiro Fábio Henrique, além de ter como secretário de saúde o presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Sergipe – COSEMS-SE, Saulo Eloy Filho. Por esses motivos, escolhemos Socorro para a abertura do dia D da campanha de vacinação contra a gripe", explicou o secretário estadual.
“O Governo do Estado teve a gentileza de escolher Socorro para abrir a campanha. Informo que todas nossas unidades estão vacinando e é de extrema importantância que as pessoas compareçam para tomar a sua dose, pois é uma forma de prevenção muito importante. Agradeço também aos funcionários da saúde do nosso município por esse trabalho extraordinário”, destacou o prefeito Fábio Henrique.
O secretário Municipal de Saúde, Saulo Eloy Filho, declarou ter ficado emocionado pela escolha do município para abrir a campanha. “Isso é motivo de muito orgulho para nós que fazemos parte da saúde do município. Socorro hoje se destaca por sempre conseguir cumprir as metas estabelecidas e tenho certeza que não será diferente com a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, já ultrapassamos os 60% e até o dia 13, quando termina a campanha, alcançaremos os 80% que são estabelecidos pelo ministério da saúde”, discursou Saulo Eloy.
“A aberturada campanha em Socorro é um sinal de reconhecimento do Estado. Somos sede de microrregião e referência na saúde. Implantamos o Centro de Especialidade Odontológica (CEO), temos um hospital regional, 40 unidades de saúde, farmácia popular, Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS). Então isso mostra que temos uma força enorme na saúde do estado”, disse o vice prefeito Job Carvalho.
A coordenadora da vigilância epidemiológica do município, Maysa Vieira, abordou sobre a campanha. “Estamos em regime de intensificação até o dia 13 de maio, com objetivo de atender todo público alvo da campanha que são gestantes, crianças de seis meses a dois anos de idade, idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde”, disse a coordenadora.
Para a dona de casa Rose Santos é muito importante tomar essa vacina. Por isso, ela levou seu filho para evitar que ele fique gripado. "Como ele é criança e frágil precisa tomar a vacina, espero que todas as mães se conscientizem e tragam seus filhos também”, reforcou o convite. “Não quero ficar doente, então vim me prevenir. Essa doença é perigosa e pode levar até a morte”, disse o motorista Lenaldo dos Santos.