Com o intuito de conscientizar os estudantes da Escola Municipal Maria de Lourdes, localizada no Multirão do conjunto João Alves, em Nossa Senhora do Socorro, a professora Maria José Rabelo desenvolveu o projeto “Reciclar com Arte”. “A idéia desse projeto nasceu quando a escola foi inaugurada, a comunidade depositava lixo ao redor dela e isso não podia continuar. Ao participar do programa Sala Verde, de conscientização, percebi que essa idéia poderia ser colocada em prática e então criamos o 'Reciclar com Arte'”, disse a professora.
O programa “Sala Verde” é disponibilizado por meio de uma parceira entre a Secretaria Municipal da Agricultura, Irrigação, Meio Ambiente e Pesca(SEMAIMAP), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria Municipal de Educação. Salas Verdes são espaços interativos de informação, educação, formação e ação socioambiental, situados dentro de uma instituição, dedicados ao delineamento e desenvolvimento de atividades de caráter educacional voltadas à temática ambiental, e que tem como ferramenta a divulgação e a difusão de publicações sobre temas socioambientais, com suas várias potencialidades: ambientais, culturais, sociais, informacionais, pesquisa, comunicação e articulação.
O secretário Municipal do Meio Ambiente, Manoel Messias Vasconcelos fez questão de conhecer a ação da professora Maria José e mostrou-se satisfeito com o que viu. “Estamos visitando um projeto que está dando certo e é fruto das capacitações em educação ambiental de professores da rede municipal de ensino, promovidas pelo “Sala Verde”. É muito bom ver os alunos criando jogos, brinquedos e tantas outras coisas com materiais que anteriormente seriam jogados no lixo”, ressaltou o secretário do Meio Ambiente.
O aluno do 4º ano, Edvaldo Emanuel da Silva, de 12 anos de idade, contou que gosta bastante de participar do projeto.“Os dias que mais gosto de vir para a escola são aqueles que têm aula de artes, onde aprendemos a fazer reciclagem. Já criei barquinhos, borboletas, jogos da memória e tenho certeza que vou aprender cada vez mais. Agora, além de economizar dinheiro,porque nós mesmos podemos fazer nossos brinquedos, ainda preservamos o meio ambiente”, comentou.