Consultas, exames e orientação. Na manhã de quarta-feira, 11, a Secretaria de Saúde de Nossa Senhora do Socorro participou da ação Comando de Saúde feita pela Policia Rodoviária Federal – PRF. O atendimento aos caminhoneiros aconteceu no Posto Laçador na BR-101 onde foram feitos exames e palestras.
A atuação da Secretaria se deu com a realização de vacinas. “Aqui aplicamos vacinas de hepatite e tétano. Temos a estimativa de atender 300 caminhoneiros”, afirmou a servidora da Secretaria, Érica Cristina dos Santos.
Carlos Augusto de Oliveira, chefe do Núcleo de Operações Especiais da PRF, explicou o porquê da realização do projeto e agradeceu a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro. “Visando diminuir os acidentes que envolvem caminhoneiros a divisão de saúde da PRF realiza quatro vezes ao ano essa iniciativa e tem como objetivo saber o estado de saúde dos motoristas. Agradeço a prefeitura do município pela parceria e por estar sempre contribuindo com a PRF”, disse.
Além de vacinação, foram realizados tratamentos dentários, oftalmológicos, de psicologia e nutrição. Suelem Menezes, estudante de nutrição da Universidade Tiradentes, ressaltou a importância dos auxílios nutricionais para a saúde. “Orientamos os caminhoneiros a melhorar a dieta e alimentação. Aconselhamos a comer frutas, diminuir os intervalos de alimentação, trocar refrigerante por suco e um dia na semana, conceituado 'dia do lixo', eles podem comer o que quiser, mas sem exagero”, orientou a estudante.
Para aliviar o estresse, o encontro contou com a presença da psicóloga Maria José de Carvalho que aconselhou e dialogou com os motoristas. “Os caminhoneiros obtém a cada momento um nível elevado de estresse, isso acontece devido a rotina de trabalho. Aqui recomendo que procurem ter boa noite de sono e uma boa alimentação”, disse.
Para conscientização e prevenção, o médico Almir Santana expôs um estande mostrando as causas, tratamentos e cuidados diante das doenças sexualmente transmissíveis. O ministrante Olívio Matias da Rocha explicou como prevenir as doenças. “Colocamos quadros e esclarecemos os seguintes pontos: como usar preservativos, a forma certa de usar a camisinha e alerta para a validade das mesmas”, informou.
O caminhoneiro Aparecido da Silva Rodrigues, 54 anos, aprovou a iniciativa. “Nós que trabalhamos praticante sem pausas não temos tempo para ir ao médico e fazer exames. Aqui tomamos vacinas e fazemos tudo que é preciso com agilidade e segurança”, disse.