Início Agricultura SMAP faz primeira colheita no sistema de aquaponia do município

SMAP faz primeira colheita no sistema de aquaponia do município

125
0

O sistema de aquaponia é a junção da aquicultura convencional – criação de peixes, camarão e lagostas – e da hidroponia, cultivo de plantas em água, promovendo uma simbiose entre as espécies. Pensando em estimular a produção de alimentos orgânicos, a baixo custo, em Socorro, a Secretaria Municipal de Agriculta Irrigação e Pesca (SMAP), desenvolveu esse sistema no viveiro da secretaria.

A primeira experiência com a aquaponia levou 30 dias. A equipe técnica da SMAP fez a comparação de desenvolvimento entre mudas de alface que foram plantadas no método convencional, na terra, e outras mudas plantadas no sistema híbrido. A colheita foi feita ao fim desse período de um mês.

David Fernandes, secretário de Agricultura, informou que o objetivo da aquaponia é proporcionar a cultivação de alimentos mais saudáveis, em um período de tempo mais curto. “Devido aos nutrientes presentes na água, as hortaliças atingem o ponto de colheita mais rápido que no método convencional, na terra”, explicou.

Além de proporcionar uma alimentação mais saudável e mais acessível, o projeto visa o sistema como uma oportunidade de gerar renda extra para os socorrenses. Ainda segundo David, o investimento inicial é baixo e a equipe da SMAP sempre está disponível para orientar os produtores locais sobre como trabalhar com o sistema.

 

COMPARTILHAR