Início Assistência Social Socorro Cidadã: Impressão de RG foi um dos serviços mais procurados

Socorro Cidadã: Impressão de RG foi um dos serviços mais procurados

47
0

A dona de casa Joana da Silva Conceição, de 33 anos, acordou cedo para ir com a família à 3ª edição do Socorro Cidadã, realizado no Conjunto Jardim, com o objetivo de retirar a 1ª via da carteira de identidade de sua filha de oito anos. E ela afirma ter ficado satisfeita com o resultado. “Eu fico muito feliz em poder vir aqui, próximo à minha casa para conseguir esse serviço. Esse tipo de ação beneficia as pessoas que não têm que se deslocar ao Centro”, opina.

A alegria pôde ser conferida no rosto da jovem Jéssica Conceição da Silva, que deixou o evento com o seu primeiro RG em mãos. “Estou muito feliz”, diz a garota, que deu um dos primeiros passos para a sua cidadania. Maria de Lourdes Almeida, de 56 anos, também procurou os serviços do Instituto de Identificação, da Secretaria Estadual de Segurança Pública – SSP/SE –, que atua no Socorro Cidadão em parceria com a Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Combate à Pobreza e Assistência Social. “Eu adorei a iniciativa, porque estava precisando trocar a carteira e esse evento facilitou a minha vida, para eu não ter que me deslocar.  

Além disso, economizei o dinheiro da carteira e o da passagem”, indica. Na opinião de Maria de Lourdes, a promoção do Socorro Cidadã é boa para toda a comunidade. “A gente vê que o pessoal aqui é muito necessitado, então, quando há ações assim é bom para todos. Espero que esses serviços continuem”, declara.

Segundo o diretor do Instituto de Identificação, Everet Ferreira, ainda pela manhã, foram entregues 430 identidades, o que superou a expectativa. Para conseguir retirar o RG, as pessoas devem estar portando a cópia da certidão de nascimento e casamento e duas fotos, no caso da 1ª via, e a carteira antiga, quando forem retiradas as demais vias.

Estrutura
De acordo com o coordenador da SSP Adelino Costa Lisboa, foram deslocados para o Socorro Cidadã oito computadores e duas impressoras, que servem ao primeiro atendimento, que é a entrevista com o público interessado em retirar a primeira via ou trocar o RG. “Passada a entrevista, o documento vai ao setor de conferência, onde os dados são comparados com a certidão de nascimento ou casamento e é assinado.  Daí, é batida a foto e vai para a coleta da impressão digital”, explica Adelino.

Após este procedimento, aguarda-se a revelação das fotos, onde as pessoas são identificadas para a finalização da confecção das carteiras – dobrar o documento, colar a foto, conferir a idade e cobrir com o plástico. “O mais complicado é mesmo a coleta das digitais, uma vez que tomamos por duas vezes as dez impressões da mão e mais o polegar direito para a cédula”, aponta.

Ele ainda agradece a oportunidade em levar os serviços do Instituto à população de Socorro. “Agradecemos o convite do prefeito Fábio Henrique e estamos sempre á disposição. É também um dever nosso ser um defensor do direito à cidadania”, completa Adelino Lisboa.

COMPARTILHAR