Início Educação Oficineiros participam de encontro na Secretaria Municipal de Educação

Oficineiros participam de encontro na Secretaria Municipal de Educação

57
0

Ocorreu na tarde da segunda-feira, 30, a última reunião do II Encontro com oficineiros do Programa Mais Educação no município de Nossa Senhora do Socorro. Os participantes estiveram presentes na Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de trocar experiências e buscar novas sugestões de atividades a serem executadas durante as oficinas.  Participaram do encontro os integrantes dos grupos de matemática, prevenção e saúde, dança e letramento.

Para a professora Rosane Ramos Cruz, que realiza oficinas de letramento na Escola Municipal Maria de Lourdes, situada no conjunto João Alves, esse encontro é de grande importância para que os oficineiros possam ter uma orientação de como realizar novas tarefas e dinâmicas com os alunos. ?Esses cursos de capacitação nos ajudam muito, pois além de aprendermos o objetivo do programa, temos orientação de como trabalhar com os jovens?, diz.

Ela conta que trabalha com cerca de 60 alunos na escola e sabe que possui uma grande responsabilidade em contribuir para o aprendizado das crianças que participam do programa. "Nós estamos ali para auxiliar aqueles jovens que muitas vezes possuem alguma deficiência no aprendizado", conta Rosane.

Os encontros foram iniciados no último dia 25, sendo finalizado nesta segunda-feira, 30, com a reunião do grupo de letramento. ?Antes disso, tivemos reuniões com o pessoal de matemática, prevenção e saúde e dança?, explica a pedagoga Andréa Carla Matos, uma das integrantes do Programa Mais Educação em Socorro.

Mais Educação
O programa faz parte das ações do Ministério de Educação ? MEC ? para a educação integral e consiste na realização de oficinas de apoio pedagógico, dança, coral, esportes, entre outras, num total de cinco campos em cada unidade escolar. Os encontros dos oficineiros com os alunos são realizados sempre em turnos contrários aos das aulas, em 24 escolas de Nossa Senhora do Socorro.

"As crianças que integram o programa estão entre os critérios determinados pelo MEC, como indisciplina, deficiência no aprendizado e crianças líderes", explica Andréa. O programa tem duração de dez meses, com pausa apenas no período de férias, e atende alunos do 1º ao 5º ano.

"Esses encontros são de grande importância, não somente para criar um laço entre os integrantes, como também para auxiliá-los sobre como trabalhar com as crianças e trocar vivências", aponta a pedagoga. Para este ano, há previsão de que ocorra mais um encontro entre os oficineiros no segundo semestre.

COMPARTILHAR