Início Cultura Moradores da Taiçoca de Fora recebem materiais para fabricação de busca pé

Moradores da Taiçoca de Fora recebem materiais para fabricação de busca pé

72
0

Na noite da última segunda-feira, 30, o prefeito Fábio Henrique realizou a entrega de pólvoras aos moradores da Taiçoca de Fora que fabricam os fogos da região. Na produção, as equipes fabricam mais de 600 dúzias de busca pé. A execução dos fogos é de forma caseira e há mais de 100 anos é feita na Taiçoca de Fora.

Lorival Batista Santos é morador da Taiçoca e fabrica busca pé há 40 anos. “Fabrico de forma caseira 15 dúzias de busca pé. É uma tradição de família e aprendi com os mais velhos assim como meus filhos e netos estão aprendendo comigo. Essa é a nossa tradição e será sempre mantida”, afirmou.

A secretária de Cultura, Renata Brás, falou da importância da fabricação para a comunidade e a atuação da Prefeitura. “A Prefeitura arca com as despesas necessárias para a fabricação dos fogos, pois, é uma tradição e procuramos manter. Disponibilizamos 800 quilos de fertilizantes, 200 barbantes, 60 breus, 10 quilos de cloreto de potássio, 5 quilos de alumínio preto e 40 gramas de enxofre. Nesse ano a Prefeitura dobrou a quantidade de doações para as equipes ”, explica.

Odair José de Santana, o Palhinha, representante da comunidade, relata como a tradição é importante para as equipes que fabricam os fogos e como é feito o festejo depois do material pronto. “Depois de todas as equipes estarem com o fogos prontos seguem em cortejo de casa em casa para chamar a comunidade à participar da “guerra de busca pé” que acontece sempre na praça central da Taiçoca. No início começamos com uma quantidade de 20 fogueteiros hoje temos 90 participantes totalizando 12 equipes que festejam com a comunidade a tradição centenária”, explicou.

COMPARTILHAR