Início Educação SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE SOCORRO PARTICIPA DAS AÇÕES DO DIA NACIONAL DE...

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE SOCORRO PARTICIPA DAS AÇÕES DO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

86
0

Na manhã desta terça-feira, 18, a Secretária Municipal de Educação, Josevanda Mendonça Franco, participou de um encontro virtual promovido pela Escola Municipal João Paulo II, com foco no tema relacionado ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A ação faz parte do cronograma de eventos realizados no país através do programa ‘Faça Bonito’, criado pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, para a garantia do desenvolvimento saudável. A proposta anual da campanha, que neste ano celebra a 21ª edição, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

“Há 5 anos, realizamos aqui na escola a ação ‘A Hora do Faça Bonito’ para o combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. O objetivo é fomentar a conscientização dos alunos e população acerca dos direitos dessa faixa etária, além de chamar a atenção da sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil”, ressalta a assistente social e secretária da Escola Municipal João Paulo II, Luzia Barbosa.

Até a suspensão das aulas presenciais, devido a pandemia da Covid-19, a Semed já realizava as ações de enfrentamento ao abuso e violência contra crianças e adolescentes, através do Programa ‘A Hora do Faça Bonito’. Esse projeto foi criado a partir da análise do Sistema de Aviso Legal por Violência e Exploração contra a Criança e Adolescente (Salve), com o propósito de mobilizar a sociedade socorrense, promover diretrizes norteadoras da política municipal, divulgação do plano municipal, reflexão sobre os efeitos e orientação para os alunos sobre a percepção da violência sexual de crianças e adolescentes.

“A defesa de direitos da criança e do adolescente é uma responsabilidade de todos. Sendo assim, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro através das Secretarias da Educação, Assistência Social e Saúde, além do Conselho Tutelar, tem uma atuação destacada em todo o Estado. Esse momento de debates a respeito dos assuntos relacionados à violência praticada contra a criança e o adolescente, em qualquer um dos seus segmentos (sexual, física ou psicológica) é sempre muito relevante e se apresenta como mais uma forma de enfrentamento”, enfatiza a Secretária Municipal de Educação de Socorro, Josevanda Mendonça Franco.

COMPARTILHAR