Início Educação Socorro Cidadã: Educação expõe cultura e informação a socorrenses

Socorro Cidadã: Educação expõe cultura e informação a socorrenses

50
0

As atividades do estande da Secretaria Municipal de Educação na 4ª edição do Socorro Cidadã, que ocorre na sede do município neste sábado, dia 11, foram abertas com a apresentação do grupo de dança São Gonçalo, da escola Honorina Costa, sob a coordenação do professor João Pinheiro. “Estamos fazendo o resgate das tradições de Socorro”, indica o secretário Wellington Mangueira.

No estande, as crianças possuem um cantinho especial, onde podem receber pinturas no rosto ou simplesmente colorir desenhos enquanto os pais se utilizam de outros serviços durante o evento. De acordo com a professora Sônia Mara, não há faixa etária para a criança participar da brincadeira. “É só chegar e participar”, indica. Ela lembra que o trabalho de educação infantil de Socorro é coordenado pela professora Janete Neri.

A distribuição de carteiras escolares é outro serviço oferecido pela Educação. Segundo Ionete Almeida, do setor de transporte escolar da secretaria, estão sendo entregues as carteiras dos estudantes que residem na sede e adjacências, como Porto Grande, Calumbi, Estiva e Tabocas.

“Estamos distribuindo para que as crianças possam ter acesso ao transporte escolar”, diz, explicando que o serviço atende hoje cinco mil alunos das redes municipal, estadual e particular com 26 ônibus.  “Quem não conseguir pegar aqui a sua carteira pode procurar na secretaria, das 8 às 14 horas”, aponta Ionete.

Programas

Quem visita o estande da Secretaria Municipal de Educação pode também realizar matrículas ou apenas obter informações sobre os programas oferecidos pela pasta. “Temos matrículas para o Programa Brasil Alfabetizado, pois que a meta do prefeito Fábio Henrique é zerar o analfabetismo no município; a Educação de Jovens e Adultos – EJA –, e fazemos algo que poucos municípios do Brasil fazem, que é a educação inclusiva, para crianças que possuem necessidades especiais”, aponta.

Segundo Mangueira, os funcionários, professores, alunos e pais de alunos são preparados para receberem essas crianças. São ainda apresentados os trabalhos realizados na secretaria, como os espaços de leitura nas escolas, com trabalhos com oficineiros tanto no programa ‘Mais Educação’ quanto no ‘2º Tempo’, além de atividades lúdicas e aulas de esportes.

O secretário enfatiza ainda a necessidade de integração entre os professores municipais. “Vemos aqui hoje a integração dos professores que compõem a Secretaria Municipal de Educação, o que fará com que os índices de avaliações escolares deste ano cresçam e Socorro apareça mais uma vez como expoente da educação em Sergipe”, finaliza Wellington Mangueira.

COMPARTILHAR