A Secretaria Municipal de Saúde levou na manhã desta quinta-feira, 16, a Caravana da Saúde para a população da comunidade Volta da Pedra. Cerca de 20 profissionais atenderam centenas de pessoas que foram à procura de atendimento médico, atualização de vacina e orientações da saúde bucal. A coordenadora da caravana, Vanessa Lima, falou sobre do que se trata o projeto.
“É um programa em que levamos ações de saúde para os locais que são menos acessíveis, como é o caso da Volta da Pedra, trouxemos médico, enfermeiro, dentistas, agentes de saúde, equipe da vacinação, enfim, toda a secretaria está envolvida nesse programa. Agradeço ao prefeito Fábio Henrique, a primeira dama Sílvia Fontes e ao secretário de saúde Saulo Eloy Filho, pelo apoio que dá a caravana da saúde”, destacou Vanessa Lima.
A coordenadora da saúde bucal, Ana Paula Vieira, que também participou da caravana da saúde, informou quais os atendimentos que a saúde bucal levou para a comunidade da Volta da Pedra. “Trouxemos hoje dois dentistas, dois auxiliares de saúde bucal que estão atendendo no unidade móvel e fazendo palestras de como deve ser uma escovação correta. Essa é mais uma ação da saúde bucal levada aos socorrenses no intuito da melhoria da qualidade de vida”, disse.
O secretário de saúde, Saulo Eloy Filho, falou do projeto. “Essa é mais uma etapa da caravana da saúde que trouxe para uma comunidade que necessita de fato de uma atenção especial, com isso estamos cumprindo um pacto firmado entre as coordenações da Secretaria de Saúde seguindo sempre a orientação do prefeito Fábio Henrique e da primeira dama Sílvia Fontes, que é de levar ações de saúde para comunidades mais carentes do nosso município”, disse.
“Quero agradecer aos 20 profissionais que de forma cidadã e essencialmente profissional estão aqui contribuindo ativamente para uma melhor qualidade de vida para essa comunidade, tudo isso tem um simples objetivo, que é o de fazer o bem sem olhar a quem”, concluiu o secretário.
A presidente da associação dos moradores, Joselita dos Santos, parabenizou a prefeitura pelo programa. “Esse projeto é de grande importância para nossa comunidade. Fábio Henrique e sua equipe da saúde estão de parabéns, espero que venham mais vezes na nossa comunidade”, disse.
"Aqui é uma comunidade carente que precisa de projetos como esse, principalmente para atender nossas crianças, então estou aqui aproveitando para fazer tudo que for possível”, disse a autônoma, Rosineide Souza.
Durante o evento, três pacientes que têm dificuldade de locomoção foram trazidos de suas casas para a sede da associação de moradores, onde o evento ocorreu, pelo carro da Secretaria de Saúde para que pudessem ser atendidos. “Uma das atribuições da estratégia do Programa Saúde da Família – PSF – é fazer o acompanhamento dos pacientes acamados, por isso disponibilizamos transporte para que eles fossem trazidos até aqui para fazer uma avaliação médica já que hoje está acontecendo a caravana da saúde nesta localidade”, informou a coordenadora da atenção básica, Eliene Cristine.