Início Notícias Atendidos pelo Programa Cidade Ativa realizam festejos juninos

Atendidos pelo Programa Cidade Ativa realizam festejos juninos

50
0

Os grupos das nove localidades onde funciona o Programa Cidade Ativa, da Secretaria Municipal de Saúde, reuniram-se na última sexta-feira, 17, na Escola Estadual Juscelino Kubitschek, em Nossa Senhora do Socorro, para uma confraternização junina. Além de trio de forró pé de serra, os participantes da festa puderam assistir a apresentações de quadrilhas. Marcaram presença na festa o prefeito Fábio Henrique e os vereadores Ruy de Gomes Menezes e Maria da Conceição dos Anjos.

A alegria tomou conta de dona Maria Lúcia Souza Bastos, integrante do Programa Cidade Ativa no Mutirão do conjunto João Alves, durante a festa. Muito animada, ela não perdeu a oportunidade de dançar forró e compartilhar a sua felicidade com as colegas. “A festa está maravilhosa. Estão de parabéns todos que nos oferecem esta oportunidade”, declara.

Ela diz que fazer parte desse programa foi uma bênção. “Eu sofri início de depressão, mas quando passei a integrar esse projeto, recuperei o meu otimismo”, diz Lúcia, que hoje é vista como uma liderança no grupo de convivência. “Eu animo tudo lá. Para mim é maravilhoso”, opina, agradecendo ao prefeito Fábio Henrique e ao secretário municipal de Saúde, Saulo Eloy, por oferecerem esse projeto aos cidadãos.

Para o secretário, a festa dos grupos de hipertensos e diabéticos assistidos pelo Programa Cidade Ativa foi uma oportunidade de confraternizar com os participantes. “Estamos com esse projeto promovendo uma saúde adequada e uma melhor qualidade de vida para aqueles que compõem essa atividade. Hoje, temos cerca de mil pessoas cadastradas aqui de Socorro, que são assistidas por técnicos de enfermagem, que acompanham a glicemia e a pressão arterial de todos, e por educadores físicos e coordenadores, uma gama de profissionais voltados para esta comunidade”, declara.

Saulo lembra que, quando o prefeito o convidou para a Secretaria de Saúde, determinou que o trabalho fosse voltado para fazer de Socorro uma cidade saudável e feliz, voltada às boas práticas, com saúde relacionada ao esporte. “Esse é um trabalho de somação de esforços, que é capitaneado pela Vigilância Epidemiológica, através da coordenadora Eliane Alexandre”, indica o secretário.

Projeto

Eliane, que é a responsável técnica pelo projeto, explica que o projeto Cidade Ativa engloba as doenças e agravos não transmissíveis e teve início em agosto de 2010, no Mutirão do conjunto João Alves, onde apresentou um excelente resultado, o que permitiu a sua ampliação para o Parque dos Faróis, Conjunto Jardim, João Alves, sede, Fernando Collor, Piabeta, Marcos Freire III e Albano Franco.

“Estão de parabéns o prefeito e o secretário de saúde pela iniciativa. Atualmente, temos nove localidades beneficiadas com o projeto, que melhorou muito a qualidade de vida da população dessas áreas atendidas. E hoje estamos aqui em nossa primeira confraternização junina com todo o grupo unido”, aponta Eliane.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica lembra que o projeto é principalmente destinado a pessoas que possuem diabetes e pressão alta, mas está aberto a toda a população. “Quem quiser se inscrever pode procurar a unidade de saúde da área que será encaminhada para o programa”, diz.

O professor Kadu Muniz, coordenador da área de educação física do projeto, lembra que o Cidade Ativa cresceu de acordo com demanda e que a intenção é que ele possa ser ampliado para 12 localidades. “O objetivo é levar mais qualidade de vida para todas essas pessoas, principalmente a diabéticos, sedentários e idosos, fortalecendo a musculatura, com melhoria cardiovascular e trabalhando também a mente, para que eles tenham um dia-a-dia cada vez melhor”, destaca.

Ele lembra que existe uma boa aceitação da população e os resultados são positivos. “Temos uma aluna com 97 anos, que sentia dores nos joelhos e nas costas e, após as aulas, melhorou muito a vida”, aponta. Além de Kadu, integram o projeto quatro profissionais de educação física, sendo cada professor responsável por dois locais.  

O prefeito Fábio Henrique também externou a alegria em participar da confraternização junina dos grupos. “Esse projeto foi a realização de um sonho, que surgiu a partir de uma conversa com o professor Kadu. Vemos que o trabalho está dando certo, porque isso é saúde. E saúde não é apenas o médico, o remédio, o posto. É também a prevenção. E estar aqui hoje com todos os participantes é motivo de muita alegria”, diz.

Assistência Social

O Centro Social Manoel do Prado Franco, no Parque dos Faróis, também recebeu uma confraternização junina promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Fizeram parte da festa os grupos de mães e gestantes do Marcos Freire, Jardim, Parque dos Faróis e João Alves. Segundo a coordenadora dos Programas Sociais da secretaria, Aricelma Paes de Mendonça Marques, uma palestra sobre higiene íntima finalizou o ciclo de orientações sobre higiene. “Ainda tivemos hoje a realização de brincadeiras e quadrilha improvisada”, diz.

COMPARTILHAR