A Secretária Municipal de Educação, Josevanda Mendonça Franco, participou na noite da última sexta-feira, dia 11, de uma live promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) com o tema ‘Trabalho Infantil: uma violência que passa despercebida’. Essa primeira live faz parte do webnário onde serão discutidas ações de enfrentamento ao trabalho infantil no município de Nossa Senhora do Socorro.
O encontro foi transmitido através do perfil da Prefeitura no ‘Instagram’ e mediado pela Psicóloga e Técnica de Referência do Peti, Kivia Cardoso, com a participação da Secretária Municipal de Assistência Social, Maria do Carmo Paiva, que enfatizou a preocupação da Assistência Social em combater o trabalho infantil.
Na oportunidade, a Secretária de Educação, Josevanda Mendonça Franco, operadora de direitos da criança e do adolescente, enfatizou na sua fala inicial que é necessário observar que não existe uma violência com maior ou menor gravidade, todo ato violento traz consigo consequências e danos gravíssimos para o desenvolvimento de qualquer indivíduo.
“Entender as causas da exploração do trabalho infantil, é indispensável para a conscientização e o combate. A necessidade de sobrevivência, a cultura de que o trabalho é possível desde que você se entenda como ser humano e a espoliação da mão de obra infantil, visto que é uma mão de obra com o custo baixo, são os fatores que justificam a prática desse ato, desrespeitando o desenvolvimento físico e mental de crianças e adolescentes”, ressalta a Secretária de Educação, Josevanda Mendonça Franco.