O Forró Siri, em Nossa Senhora do Socorro, considerado o melhor São Pedro do Brasil, foi aberto com uma matinê na praça principal da sede do município. Pelo 3º ano, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu uma linda festa, que contou com música ao vivo, quadrilhas e concurso de carroça mais enfeitada. O prefeito Fábio Henrique e o deputado federal Laércio Oliveira também participaram da festa.
O colorido das bandeirolas e dos vestidos juninos deram um brilho a mais durante o evento, que contou com uma excelente aceitação da sociedade. Para a idealizadora e organizadora, a primeira-dama de Socorro, Sílvia Fontes, o objetivo das tardes culturais foi alcançado. “A ideia principal é poder levar um pouco da alegria e tradição desse período junino às pessoas que não têm fácil acesso, como os idosos, crianças e portadores de deficiências”, explica.
A coordenadora do evento, Damares Ramos, da Secretaria de Assistência Social, lembra que foram disponibilizados ônibus caracterizados para povoados de difícil acesso para que o público-alvo pudesse fazer parte da festa realizada na sede da cidade. “Quem participa pode desfrutar de apresentações de quadrilhas, shows, quermesses, desfile de carroças, entre outras coisas”, diz.
Entre as brincadeiras disponíveis para a criançada estão pesca, argolas e tiro ao alvo. Os apaixonados também têm a oportunidade de escrever declarações no Correio do Amor e as comidas típicas completam o clima junino.
Foi para participar desse clima de alegria que a aposentada Maria Luiza Sales, 73 anos, que mora próximo à praça, foi ao evento com seus cinco netos. “Acho maravilhosa essa iniciativa, por isso, trouxe as crianças para se divertirem”, conta a aposentada.
Para ela, essa é a oportunidade que ela e os netos têm para curtir os festejos juninos, uma vez que não podem ir para a folia do Forró Siri. “Esse evento aqui é bom para quem gosta da festa, mas não tem condições de ir para outros locais. Então a gente aproveita agora bem perto de casa”, destaca Maria Luiza.
Atrações
Durante toda a tarde, as pessoas que foram prestigiar a tarde cultural puderam conferir diversas atrações, a exemplo da apresentação da quadrilha Arrasta Pé, da Escola Municipal Honorina Costa, e da apresentação musical e de dança da Escola Padre Pedro. “Nós, os oficineiros, fizemos um trabalho de cerca de um mês com os alunos para que apresentassem hoje a música do Forró Siri”, explica Cleber Silva.
Ele diz que essa atitude é importante porque retrata a valorização da cultura local. “Essas crianças que se apresentam hoje poderão passar à frente a cultura da cidade”, diz Cleber, que contou com o apoio de toda a equipe da escola.
A tarde foi ainda animada pelo concurso de carroças, quando foi eleita aquela que estava mais ornamentada. Dos 12 candidatos, os cinco primeiros colocados foram premiados. O primeiro lugar ficou com o carroceiro Valdilei dos Santos, que recebeu das mãos do prefeito Fábio Henrique e do deputado federal Laércio Oliveira uma TV 14 polegadas.
A segunda colocação foi para Raimundo, que recebeu da mão do vereador Rodrigues uma bicicleta. Já o terceiro lugar foi para Marcelo Santos, que ganhou um arreio completo, entregue pelo vereador Ruy. No final da tarde, os moradores da sede ainda puderam curtir o show de Marcos Guedes.
Presenças
Além do prefeito Fábio Henrique e do deputado federal Laércio Oliveira, marcaram presença na abertura das Tardes Culturais os vereadores Ruy Gomes e Arisvaldo Rodrigues, a secretária municipal de Cultura, Renata Braz; o comandante da Guarda Municipal, major Rolemberg, e o secretário municipal de Transporte, Givaldo Góis. O evento contou ainda com o apoio do Serviço de Atendimento de Urgência do município; da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, e das secretarias municipais de Cultura e Comunicação.
As Tardes Culturais, que estão recheadas de atrações, seguem até a próxima quarta-feira, dia 29, último dia do Forró Siri, na praça de Socorro, a partir das 14h30.