Na última sexta-feira, dia 22, os técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro participaram de uma palestra sobre a elaboração do Plano de Ações Articuladas – PAR. O encontro teve à frente a técnica da Secretaria Estadual de Educação, Givalda Zuleide Oliveira Amorim, que discutiu o assunto e orientou os profissionais do município sobre as etapas para execução do plano nos próximos quatro anos — 2011 a 2014.
O secretário municipal de Educação, Wellington Mangueira, explica que a palestra foi uma solicitação da própria equipe técnica da pasta. “Foi um evento muito positivo. A professora Givalda mostrou a importância de desenvolver ações integradas. Através do PAR são trabalhados diversos programas importantes para o município, a exemplo do Formação pela Escola, Mais Educação e Dinheiro Direto na Escola – PDDE”, aponta.
Mangueira enfatiza que o encontro serviu para tornar mais compreensível o entendimento do PAR. “Pudemos transformar questões complexas em soluções reais e acessíveis aos gestores”, diz o secretário. Ele aponta que também foi demonstrada a necessidade de integração entre estado, município e união.
O integrante do Comitê Gestor do Plano de Ações Articuladas, Agnaldo Campos, explica que esta é uma grande ferramenta que engloba desde a infraestrutura até a parte pedagógica da rede de ensino. “É importante também destacar que o PAR estabelece a obrigatoriedade de prazos para alcançar metas e possui ações articuladas que não ficam apenas na Educação”, indica.
PAR
O Plano de Ações Articuladas é o planejamento multidimensional da política de educação que os municípios, os estados e o Distrito Federal devem fazer para um período de quatro anos. O plano é coordenado pelas secretarias municipais e estaduais de Educação, mas deve ser elaborado com a participação de gestores, professores e comunidade local.
A técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Kátia Monteiro, lembra que a palestra serviu também para prestar conta das ações anteriores, com a realização de uma autoavaliação. “Aproveitamos também para tirar dúvidas sobre os próximos passos”, destaca. Para Givalda Amorim, a participação dos técnicos no encontro foi de grande importância. “Parabenizo o secretário Municipal de Educação e os técnicos desta secretaria pela participação efetiva durante o encontro, demonstrando compromisso com a educação do município de Nossa Senhora do Socorro”, opina.