Hoje, 25, aconteceu o primeiro dia do “II Seminário de Enfrentamento à Violência Doméstica: Mulher, Estado e Sociedade em tempos de pandemia”, realizado pela Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, o evento virtual contou com rodas de conversa e debates, ministrados por palestrantes e especialistas no tema de combate à violência doméstica.
O evento contou com a participação do prefeito Padre Inaldo, da secretária de Assistência Social, Carminha Paiva, da psicóloga da Coordenadoria do Tribunal de Justiça, Sabrina Duarte Cardoso, da assistente social da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, Shirlei Amanda Maria Santos Leite, com o juíz 1ª Vara Criminal da Comarca de Nossa Senhora do Socorro, Marcel Maia Montalvão, e com a Assistente Social e coordenadora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Socorro, Lorenna Bastos de Araújo Bispo Aragão.
Lorenna Bastos explicou que esse seminário é uma continuação do trabalho iniciado em 2019 que, por causa da pandemia, não foi realizado em 2020. “Esse projeto é ainda mais necessário porque vimos um grande aumento no número de subnotificações de casos de violência doméstica durante o período de quarentena, então esse trabalho, desenvolvido em equipe, está sendo desenvolvido para trazer uma maior conscientização sobre o combate a esse tipo de violência”, explicou.
O II Seminário de Enfrentamento à Violência Doméstica continuará sua programação, amanhã, 26, no canal no Youtube da Prefeitura de Socorro. Confira:
Palestrante: Valdilene Oliveira Martins
Advogada de família e criminalista e presidenta da comissão de direitos humanos do Instituto RESSURGIR Sergipe
Tema da Palestra: Pandemia, sociedade e relacionamentos tóxicos.
Palestrante: Maria do Socorro
Delegada de Polícia da Delegacia de Apoio a Grupos Vulneráveis – DAGV de Nossa Senhora do Socorro.
Tema da palestra: O papel da DAGV no acolhimento humanizado à mulher em situação de violência doméstica.
Palestrante: Alyne Cristina Barbosa
Guarda Municipal, responsável pela Patrulha Maria da Penha
Tema da palestra: A Patrulha Maria da Penha como política pública de segurança à mulher vítima de violência doméstica.