A prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), dialogou com a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, (CMPPM), juntamente com representantes de setores privados, sobre o projeto Próximos Passos, que visa o combate à discriminação e a defesa dos direitos da mulher.
A reunião ocorreu no gabinete da prefeitura, na manhã desta quinta-feira, 2, com a presença de representantes da Biotech, Yazaki, Ferrocort, Cerâmica Serra Azul, Colortex e Altemburg. Segundo a coordenadora da CMPPM, Lorenna Bastos, a reunião teve como objetivo apresentar a proposta do projeto com intuito de auferir parceria para gerenciar cooperativamente a política social, com oportunidades de cumprimento e desta forma, desenvolver formas de convergir recursos e esforços do governo, do setor privado e da sociedade civil para atender às demandas sociais existentes.
“Este projeto é de extrema importância, pois segundo os dados que foram fornecidos através de um diagnóstico do nosso município, 64% das mulheres que são vítimas de violência doméstica, estão desempregadas. E nós sabemos que um dos motivos delas não saírem desse ciclo, ou até mesmo ser protagonista de sua vida, é devido à dependência financeira. Então, o projeto Próximos Passos vem para isso, para que as mulheres sejam inseridas no mercado de trabalho, por meio da parceria com a indústria e o comércio de Socorro”, explicou Lorenna Bastos.
PROTEÇÃO
A Secretária Municipal de Assistência Social, Carminha Paiva, ressalta a importância do novo projeto. “Esse é mais um importante passo que damos na busca de oferecer meios para que as mulheres vítimas de violência doméstica familiar, acompanhadas pela Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica de Socorro, tenham independência”, disse.
Luiz Carlos, secretário de Indústria e Comércio, acredita que o projeto pode gerar resultados positivos no setor privado. “Entendo ser de fundamental importância essa parceria público-privada. Aliás, é dever de ambos construir uma sociedade igualitária para todos nela inserida”, destacou.
Ainda participaram da reunião Sandro Roberto, Presidente da Assedis e Sócio da Ferrocort e Colortex, JosyKaren Souza, gerente de RH da Ferrocort, Joseane, gerente de RH da Altemburg, Jamile Flores, representante da Yazaki, Carolina Mendonça, gerente de RH da Cerâmica Serra Azul, Jonathan e Walacce, representantes da Biotech, Aída Almeida, secretária-adjunta da Assistência Social, e Fátima Leite, diretora da Assistência Social.
PRÓXIMOS PASSOS
O programa tem como objetivo viabilizar a autonomia financeira de mulheres vítimas de violência de gênero, por meio de sua inserção no mercado de trabalho, contando com a parceria da iniciativa privada que disponibilizará vagas exclusivas para as beneficiárias.