Na manhã desta terça-feira, 16, o secretário municipal de Agricultura, Irrigação, Meio Ambiente e Pesca, Manoel Messias Vasconcelos, esteve presente na 38º reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe – CBHRS. Como presidente do mesmo, apresentou ações desenvolvidas pela Prefeitura de Municipal na busca da construção do aterro sanitário. O encontro aconteceu no Instituto Federal de Educação Tecnológica – IFS.
“Hoje temos como tema principal apresentação do histórico do consórcio de resíduos sólidos de todo Estado e os históricos da busca por um aterro sanitário em Nossa Senhora do Socorro. Estamos apresentando para o comitê da bacia hidrográfica do Rio Sergipe e para os presentes a preocupação no município em relação ao aterro sanitário”, afirma o secretário e presidente do comitê da bacia hidrográfica, Manoel Messias Vasconcelos.
O professor doutor José Sotero, do IFS, apresentou através de slides um histórico das áreas estudadas no Estado, situação da bacia hidrográfica da grande Aracaju e as situações dos esgotamentos urbanos. “Uma das soluções é tratar e rever as situações dos esgotos urbanos. Como por exemplo a do Parque Tramandaí e 13 de Julho”, fala.
Estiveram presentes da reunião o diretor de Qualidade de Educação Ambiental da Semear, o professor doutor Lício Valério, explicando sobre os consórcios de resíduos sólidos; professor Bosco Mendonça, presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso; Manoel Resende, superintendente Estadual do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente – Ibama.