Na tarde da última sexta-feira, dia 26, o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o Presidente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes, reuniram-se com prefeitos, secretários municipais e diversas autoridades, no Centro Cultural Gilson Prado Barreto, localizado na Sede de Nossa Senhora do Socorro.
No período da manhã, os técnicos do FNDE atenderam os prefeitos e os secretários municipais, no qual foram apresentadas as demandas dos municípios e as tratativas para o desenvolvimento da Educação em Sergipe. “Essa ação é para desburocratizar, facilitar e ajudar os prefeitos a terem acesso aos recursos que muitas vezes já estão disponíveis, falta apenas um ofício ou uma atenção a mais”, ressalta o Presidente do FNDE, Marcelo Lopes.
O encontro foi organizado pela Prefeitura de Socorro, após a mobilização do Deputado Federal Laercio Oliveira, atendendo ao pedido do Ministro. “A Educação tem o terceiro maior orçamento do Brasil, todos os municípios dependem desse orçamento para promover as suas ações cumprindo os seus programas. Atendo frequentemente as demandas dos prefeitos a respeito de soluções junto ao MEC e FNDE. Sendo assim, conversei com o Ministro e o Presidente do FNDE para que fizéssemos essa ação em Sergipe”, destaca o Deputado.
Essa ação realizada em Socorro, com a presença dos técnicos do FNDE e do Ministro da Educação, já aconteceu em mais de 20 Estados. “O que os prefeitos iriam fazer em Brasília, eles fazem nos próprios Estados. Imagine cidades pequenas, que em alguns casos, tenham dificuldades até orçamentárias para deslocar 3 ou 4 representantes a Brasília, fazem todo esse procedimento durante as visitas dos técnicos do FNDE”, assegura o Ministro da Educação, Milton Ribeiro.
Na ocasião, o Prefeito Padre Inaldo explicou que esse é um momento único. “Recebemos o Ministro da Educação, o Presidente do FNDE e os técnicos, trazendo a oportunidade aos prefeitos de verificarem as documentações ou projetos que possam estar paralisados no FNDE. Por esse motivo, acolhemos o Ministro com o sentimento de gratidão pela presença à Nossa Senhora do Socorro e ao trabalho prestado aos prefeitos de Sergipe”, afirma.
A Secretária de Educação de Socorro, Josevanda Mendonça Franco, esclarece que a visita técnica contempla uma necessidade dos municípios, de informação para utilização dos recursos públicos. “No Planejamento Estratégico da Semed para o ano de 2021, já havíamos previsto a aplicação dos recursos do FNDE na melhoria da Educação. O plano de aplicação tem foco nas ações empreendidas para a oferta dos serviços educacionais de forma remota e no atendimento aos alunos no retorno presencial das atividades letivas, inclusive com a adequação dos espaços escolares ao Protocolo de Boas Práticas, ferramenta de orientações das ações de biossegurança na Rede Municipal de Ensino.”