Início Educação Educação realiza palestras motivacionais

Educação realiza palestras motivacionais

51
0

Com o objetivo de resgatar a autoestima dos alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA – e motivá-los a continuarem no curso, a Secretaria Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro está realizando um projeto motivacional. Uma equipe formada por técnicos da secretaria e psicopedagogos visitam as escolas e promovem palestras e dinâmicas de grupo.

Na tarde da terça-feira, 11, foi a vez dos alunos da Escola Municipal Gentil Daltro, no Guajará, receberem a visita da equipe. Segundo a coordenadora da EJA em Socorro, Naria Gorete, a ação partiu de um pedido dos próprios alunos e dos professores que trabalham com esse público. “Tanto os professores quanto os alunos cobraram que fizéssemos um trabalho mais voltado para a questão do estímulo. Muitos estudam à noite e precisam trabalhar durante o dia, então, vão estudar cansados, o que já dificulta. A escola fornece o jantar para que eles possam continuar na sala até as 22 horas, mas eles também precisam de alguém que os auxilie a refletir sobre suas vidas”, aponta a coordenadora.

A estudante Maria José Oliveira da Silva, 31 anos, que compõe a turma da EJA à tarde na Escola Gentil Daltro, conta que deixou de estudar há 11 anos e agora está voltando à escola. “Gostei muito dessa palestra, porque incentiva a pessoa a continuar o curso. Fiquei até emocionada, pois eu já pensei em deixar de estudar mais uma vez, por causa de problemas na família, mas agora tenho certeza que não vou desistir”, diz.

Katiuce dos Santos Santana, de 24 anos, também diz ter achado positiva a iniciativa da Secretaria. “Dá mais uma força para que possamos seguir no curso. Eu tenho três filhos e sei a dificuldade que é estudar, mas não pretendo abandonar”, indica, já fazendo planos de cursar uma faculdade de medicina.

A jovem Idja Fabiana Santos de Jesus, de 14 anos, diz que a palestra foi bastante proveitosa. “Eu pude ver que o que muitas pessoas diziam, que o estudo não leva a nada, está errado, e que eu tenho que seguir estudando”, aponta.

Motivação

A psicopedagoga Ana Maria dos Santos Silva, que integra o setor de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação de Socorro, indica que o projeto de palestras busca aumentar a autoestima de alunos da EJA.

“Pretendemos diminuir os índices de evasão e aumentar a aprovação, resgatando, se possível, os alunos que deixaram de vir à escola”, destaca. Para isso, a equipe trabalha em sala de aula com palestras e dinâmicas de grupo. “É uma forma de chegar até o nosso público, fazendo com que participem e interajam. A receptividade está sendo muito boa por parte dos alunos”, finaliza Ana Maria. Atualmente, em Socorro, existem dez escolas trabalhando com a EJA, que estão sendo visitadas pela equipe da Secretaria de Educação.

COMPARTILHAR