Mais uma vez, o grupo de mães e gestantes do Centro de Referência em Assistência Social – Cras – do conjunto Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro, participou de uma palestra promovida através do Projeto de Trabalho Técnico Social – PTTS. Desta vez, o palestrante convidado foi o promotor de Justiça Dejaniro Jonas, que explicou às mulheres presentes as funções do Ministério Público do Estado – MPE – e ainda esclareceu dúvidas.
A palestra integra as ações da Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem à frente a primeira dama Sílvia Fontes. "Temos sempre o apoio da secretária em nossos projetos. E a realização dessa palestra é de grande importância para que a comunidade tenha conhecimento sobre os serviços e a forma de atuação do Ministério Público, dos seus direitos, bem como a forma de defendê-los", indica a psicóloga e coordenadora do Cras, Isabel Cristina.
Para a dona de casa Maria Cláudia Santos Souza, de 27 anos, a palestra foi muito importante para que o grupo conhecesse o trabalho do MPE e para esclarecer dúvidas sobre diversos assuntos. "Ele falou sobre as funções da promotoria e tirou dúvidas de cada uma sobre questões particulares, passando orientações", diz.
Dona Jacilda Vieira Santos, de 46 anos, também aprovou a palestra. "Ele explicou muitas coisas e conseguiu tirar dúvidas. Achei muito boa essa palestra", opina.
O promotor Dejaniro diz que é de grande relevância levar à comunidade uma mensagem da instituição acerca de uma sociedade mais justa, igualitária, em que todos possam reivindicar os seus direitos."Nosso propósito é trazer essa palavra e poder compartilhar essas informações, entendendo as necessidades da população e podendo interagir. Queremos dizer que nossa instituição é parceira da sociedade e, sendo assim, jamais pode se afastar dela", enfatiza.
Isabel lembra que essas ações têm sido positivas para a comunidade. "Percebemos, inclusive, que o grupo vem crescendo, pois uma pessoa passa informação para outra, que acaba se interessando e também comparece", conta a psicóloga. Outra palestra também integrante do PTTS está agendada para o dia 22 deste mês, sendo abordada a função do Conselho Tutelar.