O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, e o secretário Municipal de Educação, Wellington Mangueira, estiveram, na tarde da sexta-feira, dia 18, presentes no II Seminário Gestão Escolar X Formação de Líderes – Desafio da Educação de Hoje. O evento ocorreu no auditório do Hotel Parque dos Coqueiros e teve o objetivo de passar às escolas o Prêmio Gestão Escolar, edições 2009 e 2010. A Escola Municipal Padre Pedro, de Socorro, ficou em segundo lugar na edição 2009. Já as escolas municipais Nair Menezes e Maria de Lourdes Santos receberam o reconhecimento pela pré-classificação na edição 2010.
Fábio Henrique entregou à diretora da escola Municipal Padre Pedro, Luciana dos Santos, o certificado e o troféu pela segunda colocação no ano de 2009. “Sou filho de uma professora e fui aluno de escola pública e, por isso, sei o que é dar valor à educação pública. Quero parabenizar a todos aqueles que estão sendo homenageados hoje, mas em especial àqueles que trabalham numa cidade tão difícil como Nossa Senhora do Socorro. Uma cidade que tem um terço da população de Aracaju, 40 escolas e muitos problemas financeiros, mas a dedicação, a força, a garra e a luta dos que fazem a educação de Socorro superam as dificuldades que são apresentadas no dia a dia”, destaca o prefeito.
Ele aproveitou a oportunidade para cumprimentar as escolas municipais Maria de Lourdes Santos e Nair Menezes pela pré-classificação no prêmio. Ele parabenizou ainda a premiação das escolas estaduais que estão situadas em Socorro, lembrando que elas fazem parte da vida daquele município e educam o povo socorrense. O prefeito Fábio Henrique lembra ainda que os administradores são muito cobrados pela população pela construção de praças ou calçamento de ruas, mas que outras obras, como as de educação,possuem maior importância para um povo. “Todas as obras são importantes, mas a mais importante obra de um administrador, aquela que vai trazer mais direcionamento para o futuro de seu povo, é a obra da educação, porque dá oportunidade às pessoas”, declara.
A diretora da Escola Municipal Padre Pedro, que funciona no conjunto João Alves, estava bastante feliz com a premiação que a escola recebeu. E mesmo assim, agradecia o trabalho e o empenho de todos que fazem a Escola Padre Pedro. “Esse prêmio é resultado da dedicação de todos os funcionários, professores, alunos e de todos que fazem a direção da Padre Pedro. Estamos felizes, vamos trabalhar mais e nos esforçar para manter a qualidade de ensino. Aproveito para agradecer o prefeito Fábio Henrique que incentiva a Educação, a Secretaria Municipal de Educação pelo apoio e incentivo”, afirmou Luciana dos Santos.
Para o secretário Wellington Mangueira, que entregou à diretora da escola Nair Menezes, Maria Célia da Silva Santos, o certificado e os troféus pela pré-classificação nas edições 2009 e 2010, esse resultado tem grande importância. “Essas premiações servem de exemplo para toda a rede municipal. É o reconhecimento do esforço, da dedicação e do compromisso dos nossos professores, diretores, vice-diretores e amigos da escola para com os estudantes, que tanto desejam aprender para produzir. O Prêmio Gestão mostra a união da comunidade, da escola”, diz Mangueira.
A secretária adjunta de Estado da Educação, Hortência Maria Araújo, explica que o Prêmio Gestão Escolar é conhecido como um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e auto- avaliação das escolas públicas brasileiras. “É uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Estado – Consed –, em parceria com várias instituições, e tem por objetivo movimentar as escolas, fazendo com que elas possam desenvolver projetos e programas que levem à melhoria da qualidade da educação e elevem a aprendizagem dos nossos alunos”, explica. Hortência lembra que, em Sergipe, a participação de escolas no Prêmio Gestão cresceu consideravelmente nos últimos anos. Em 2008, participaram do Prêmio Gestão apenas 18 escolas. Em 2009, participaram 80 escolas. Em 2010, foram 170 escolas.
Reconhecimento
A diretora da Escola Municipal Nair Menezes, Maria Célia da Silva Santos, diz que a pré-classificação nas edições 2009 e 2010 significa crescimento para a escola. “Uma vez que você participa do Prêmio Gestão, você aprende que tudo muda para melhor. A escola enriquece a cada momento. Chegamos a essa pré-classificação graças ao esforço de toda a equipe da escola, com um trabalho de formiguinha”, diz.
Segundo a diretora da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Santos, Tereza Regina Santos Cruz, a homenagem é o reconhecimento de um trabalho conjunto. “A palavra prêmio em si já diz que é honra por um trabalho feito. E esse trabalho eu agradeço e ofereço a todos que fazem a nossa escola. Estamos mostramos tudo aquilo que vivemos dia a dia com a nossa equipe”, declara.
Educação
O reconhecimento da participação de três escolas municipais de Nossa Senhora do Socorro no Prêmio Gestão Escolar edições 2009 e2010 reflete o trabalho que vem sendo desenvolvido no município pela atual administração. Recentemente, a Escola Municipal Apulcro Mota, situada no povoado Pai André, teve o segundo melhor resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira – Ideb – do estado de Sergipe. O município também aumentou em 40% o número de vagas oferecidas nas escolas aos alunos. A oferta de transporte escolar também aumentou consideravelmente, passando de 1.800 alunos por dia em2009 para 5.500 alunos diariamente em 2011.
Há ainda outros pontos de destaque na educação de Socorro, como a implantação da educação inclusiva e do Programa Mais Educação em 24 escolas, que funcionam em tempo integral, fazendo com que os alunos fiquem mais tempo na escola, praticando atividades físicas e participando de oficinas de letramento e matemática, dispondo ainda de alimentação de qualidade.