Os técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro se reuniram para realizar a 3ª Oficina da Jornada de Gestão Escolar. A ação, que tem o objetivo de superar a visão do PDE Escola como programa de repasse de recursos e consolidá-lo como instrumento de apoio à gestão escolar, aconteceu no auditório da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada no conjunto João Alves.
O secretário Wellington Mangueira participou do encontro. De acordo com uma das técnicas responsáveis pelas oficinas, Geise Paixão, o programa busca auxiliar a escola a identificar os seus principais desafios e, a partir daí, desenvolver e implementar ações que melhorem os seus resultados, oferecendo apoio técnico e financeiro.
Ela explica ainda que a metodologia utilizada na jornada buscou assegurar a continuidade e efetividade do planejamento realizado pelas 19 escolas envolvidas, aperfeiçoando as etapas de monitoramento e avaliação do PDE Escola.Geise aponta que a secretaria está satisfeita com a conclusão de mais uma etapa da Jornada de Gestão Escolar. “Nessa 3ª oficina, o objetivo foi disseminar a importância do planejamento nas nossas escolas, bem como conhecer a nova ferramenta PDE Interativo, que estará disponível no Simec em 2012", aponta.
As técnicas da Secretaria Municipal de Educação participaram da Jornada de Gestão Escolar promovida pelo Ministério da Educação – MEC –, através da Secretaria de Estado da Educação – Seed – e passaram as orientações para as escolas municipais. A carga horária de cada oficina foi de 16 horas, num total de 48 horas, em três etapas. “Agora, ao final das oficinas, as escolas deverão cumprir o monitoramento no sistema, responder avaliação e refazer planejamento para atender essa nova ferramenta para 2012. Assim que cumprirem todas as etapas, as unidades escolares poderão concluir o selo de certificação”, explica a técnica.
PDE Interativo
A partir de 2012, todas as escolas usarão uma nova ferramenta de apoio à gestão escolar, chamada de PDE Interativo, que serve para elaboração de um plano baseado nos principais problemas da escola e na definição de ações que ajudem na superação de suas fragilidades. As escolas priorizadas pelo MEC receberão recursos financeiros para executar esse planejamento. Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo