Início Educação PREFEITURA DE SOCORRO REALIZA 1º FÓRUM COMUNITÁRIO DA PARTICIPAÇÃO DO SELO UNICEF

PREFEITURA DE SOCORRO REALIZA 1º FÓRUM COMUNITÁRIO DA PARTICIPAÇÃO DO SELO UNICEF

75
0

Na manhã dessa quarta-feira, dia 9, a Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro realizou o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, edição 2021-2024. O evento ocorreu no Centro Cultural Gilson Prado Barreto, com a participação dos Articuladores Municipais e representantes da sociedade.

Estiveram presentes os Secretários Municipais de Saúde, Enock Ribeiro; do Trabalho; Mônica Oliveira; a Adjunta da Assistência Social, Aída Almeida; a Secretária de Educação e Articuladora Municipal, Josevanda Mendonça Franco; o Vereador Aldon Oliveira e a representante do Vereador Pastor Léo Rocha, Julliany Graziella; além dos representantes setoriais das respectivas secretarias e da sociedade civil.

Após a abertura e leitura do regimento interno do Fórum pelo Membro da Comissão Intersetorial do Selo Unicef, Aloísio Júnior, os presentes participaram dos debates nos grupos de trabalho, com foco em 7 eixos sistêmicos distribuídos entre as áreas: Saúde, Educação, Assistência Social e Trabalho.

“A Secretaria Municipal de Trabalho já realiza uma parceria com as outras secretarias, encaminhando os adolescentes de 14 aos 24 anos, como jovem aprendiz, para o mercado de trabalho. Seremos atuantes para que Socorro receba este Selo”, ressalta a Secretária Municipal de Trabalho, Mônica Oliveira.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Enock Ribeiro, o Município está mobilizado para fazer valer os direitos das crianças e adolescentes. “Por meio da Secretaria de Saúde nos comprometemos em assegurar a vacinação desse público, promover a saúde, realizar busca ativa e além disso, vamos intensificar a capacitação dos profissionais sobre os cuidados no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de abuso, que é uma realizada extremamente triste em nosso país”.

De acordo com o Membro da Comissão Intersetorial do Selo Unicef e Técnico da Secretaria Municipal de Assistência Social, Aloísio Junior, o foco é assegurar a eficiência na garantia de direitos das crianças e adolescentes, em todas essas áreas. Já para a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Jessica Aragão, o público-alvo passa a contar com políticas públicas de qualidade voltadas para a garantia de seus direitos.

A Secretária de Educação e Articuladora Municipal do Selo Unicef, Josevanda Mendonça Franco, afirma que para todos que fazem a gestão municipal e reconhecem a importância da seguridade de direitos de crianças e adolescentes, é um momento muito especial, considerando que o Fórum aglutina vários Operadores de Direitos e, evidentemente, fortalece o trabalho de articulação e intersetorialidade. “O trabalho do Unicef, através do Selo, representa um ganho e um empoderamento do Município nas questões ligadas aos direitos da criança e do adolescente. Nós que fazemos a Secretaria de Educação e, na oportunidade, atuamos como articuladora municipal do Selo Unicef, nos comprometemos com um trabalho que promova a eficácia e efetividade dos direitos de crianças e adolescentes”, destaca.

 

COMPARTILHAR