Início Assistência Social Socorro participa de Conferência Nacional de Assistência Social

Socorro participa de Conferência Nacional de Assistência Social

49
0

A secretária municipal de Assistência Social e primeira-dama, Sílvia Fontes, está representando o município de Nossa Senhora do Socorro, na 8ª Conferência Nacional de Assistência Social. O evento realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, tem como objetivo avaliar as mais recentes conquistas e realizações da assistência social no Brasil e apresentar propostas para os próximos dois anos.

"Esse evento vem reafirmar e consolidar a política nacional de assistência social. É uma estratégia do Ministério do Desenvolvimento Social na questão da conscientização dos municípios para a necessidade de desenvolver todos os programas sociais. Outro eixo da conferência foi a valorização dos profissionais da assistência social que atuam diretamente com a população usuária desses programas”, ressalta Silvia Fontes.

A conferência que encerra neste sábado, l0, conta com cerca de 2 mil participantes, de todos os municípios brasileiros. Na ocasião foram debatidos os seguintes temas: Os avanços do Sistema Único de Assistência Social – Suas – como parte da estratégia de superação da extrema pobreza, a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão dos serviços, programas, projetos e benefícios.

Durante o evento, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, anunciou a autorização para que os gestores dos estados, do Distrito Federal e dos municípios utilizem até 60% dos recursos do Fundo Nacional de Assistência Social.

Os recursos devem ser empregados para pagamento de pessoal concursado que atue diretamente nos Centros de Referência de Assistência Social – Cras e nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social – Creas.

Preparação

No final de julho, a Prefeitura de Socorro, promoveu a VIII Conferência Municipal de Assistência Social do município. Na ocasião foram realizadas palestras e oficinas, com o objetivo de debater e avaliar a participação popular e o exercício do controle social no âmbito do Sistema Único de Assistência Social.

COMPARTILHAR