O município de Nossa Senhora do Socorro festeja nesta quinta-feira, 2, a sua padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. As comemorações iniciarão com o cortejo do candomblé, que partirá da prainha do povoado Porto Grande e seguirá até a Igreja Matriz, local onde acontecerá a tradicional lavagem das escadarias. A santa também será homenageada com uma carreata partindo da Paróquia Menino Jesus, no Parque dos Faróis, às 18h30, com destino à sede da cidade.
O novenário em celebração à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro iniciou no dia 27 de janeiro e encerrará no próximo domingo, 5, com missa solene seguida de procissão pelas ruas da cidade. As festividades à padroeira ainda contará com uma programação artística na sede do município e no povoado São Braz. Artistas como Nelton Piter, Jam Bahia e Wagner Valença, além das bandas Fogo na Saia, Grove Nigth, Pintura Intima, Estilo Selvagem e Furacão do Arrocha se apresentarão ao público.
Realizando uma festa para atender toda a diversidade cultural dos socorrenses, a secretária Municipal de Cultura, Renata Brás, não mediu esforços para atender aos religiosos. “Estamos realizando uma programação diversificada para atender aos católicos e aos grupos de Candomblé e de Umbanda de Socorro, além de shows artísticos para as famílias socorrenses. Em Socorro, existe uma grande diversidade religiosa e por isso não podemos discriminar ninguém, realizando uma festa para todo”, frisou a secretária.
Há seis anos como pároco da Igreja que leva o mesmo nome da padroeira de Socorro, o padre Manoel Fernando destaca a importância da parceria com a administração pública na realização da festa. “A festa vem aumentando a cada ano e o número de fiéis sempre supera as nossas expectativas. Desde o início do novenário, a população lota as nossas celebrações”, garantiu. O religioso destacou que são seis anos que a Prefeitura do município vem ampliando o apoio às celebrações à padroeira.
Sincretismo
No sincretismo religioso, a data que no calendário litúrgico celebra Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, é no Candomblé dedicado a Iemanjá, a mãe das águas. De acordo com o Babalorixá e um dos responsáveis pelo cortejo e lavagem das escadarias, pai de santo Jaílson do Amor Divino, esta é a sétima edição do evento. “Foram convidados 110 Centros de Candomblé de Socorro, além de outros em Aracaju e Laranjeiras. A nossa expectativa é entre 500 e 600 pessoas participando do cortejo”, destacou.
Programação Religiosa
Quinta-feira (02/02)
08h – Cortejo do Candomblé e lavagem das escadarias da Igreja Matriz;
18h 30 – Saída da Carreata da Igreja Menino Jesus, no Parque dos Faróis com destino a Igreja Matriz;
19h 30 – Missa Campal
Domingo (05/02)
05h – Alvorada Festiva;
06h – Ofício de Nossa Senhora
15h – Batizados
16h – Missa Solene seguida de procissão
Programação Artística
Sábado (04/02) – Sede
22h – Fogo na Saia
00h – Grove Nigth
02h – Nelton Piter
Sábado (04/02) – Povoado São Braz
22h – Pintura Íntima
00h – Estilo Selvagem
02h – Furacão do Arrocha
Domingo (05/02) – Povoado São Braz
12h – Wagner Valença
14h Jam Bahia