Início Assistência Social Assistência Social inicia novas turmas de cursos de capacitação

Assistência Social inicia novas turmas de cursos de capacitação

50
0

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Combate a Pobreza e do Trabalho, iniciou na segunda-feira, l3, a segunda etapa dos cursos de capacitação realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)  e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Estão sendo ofertados os cursos de porteiro, vigia, vendedor, promotor de vendas,recepcionista e técnico de instalações elétricas para os moradores dos conjuntos Parque dos Faróis, Jardim, Marcos Freire I e II, além do povoado Oiteiros. Ministradas por profissionais do Senac, as aulas acontecem no período da tarde, das 14h às 17h,  nas unidades escolares da rede municipal de ensino existentes na comunidade beneficiada com a capacitação, e também no Sesi.

De acordo com a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sílvia Fontes, a Prefeitura de Socorro trabalha a inclusão social através da oferta de inúmeros cursos de capacitação. “Estamos preocupados em capacitar nossos jovens para que eles possam lutar de igual para igual com qualquer pessoa por uma vaga no mercado de trabalho”, ressaltou.

No conjunto Parque dos Faróis, 20 jovens participam do curso de porteiro e vigia que acontece na Escola Municipal Manoel de Jesus. De acordo com a professora Fabiana Gomes, o curso tem duração de 40 dias e prioriza as questões relacionadas à ética profissional, qualidade da prestação dos serviços e relações interpessoais. “O profissional que segue uma dessas duas áreas precisa estar atento a forma como irá se relacionar com as pessoas”, pontuou.

Já no povoado Oiteiros, onde é ministrado o curso de recepcionista na unidade do Peti, 20 participantes iniciam o aprendizado das técnicas de atendimento em empresas.  Além das aulas teóricas, o conteúdo programático prevê a visita a algumas empresas de Socorro. “Nessas empresas as alunas poderão conhecer na prática a dinâmica da atividade de uma recepcionista”, explicou o professor Azael Dantas, com especialização na área hospitalar.

Inserção

Além dos cursos de capacitação, a Prefeitura do Município também disponibiliza ao trabalhador o apoio do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT). O órgão, vinculado a Secretaria de Assistência Social, é responsável por receber o trabalhador e encaminhá-lo ao mercado de trabalho.

A finalidade do NAT é identificar as demandas de emprego no município, efetuar o encaminhamento da mão-de-obra através de um processo de seleção, que tem por base  as áreas de atuação das empresas e os perfis de trabalhadores procurados.
 

COMPARTILHAR