Nesta quinta-feira, 02, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), realizou a entrega dos certificados dos cursos promovidos pelos programas de qualificação profissional do município, Travessias de Vida e Saber Viver. Os cursos são promovidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac).
Em um ano de projetos, a Prefeitura já capacitou mais de 600 socorrenses. A secretária de Assistência Social, Michelle Marry, destaca que uma das propostas de governo da atual gestão é a de aumentar a qualificação profissional dos jovens e propiciar maior empregabilidade aos munícipes sem experiência profissional. “O Travessia de Vidas proporciona o acesso do jovem ao mercado de trabalho com garantia, com proteção social para que eles possam ter oportunidade de vida, como o Estatuto da Criança e Adolescente preconiza”, completa.
Quarenta e oito alunos receberam os certificados do projeto Travessias de Vida, com os cursos de estamparia, básico de escova, preparo de doces e salgados e preparo de lanches. Trinta servidores municipais que participaram dos cursos de excelência de vendas e de boas práticas para serviço de alimentação receberam certificados do projeto Saber Viver.
Para a aluna de 19 anos, Marcela de Jesus Silva, que recebeu o certificado pelo curso de básico de escova, a capacitação foi além do âmbito profissional. “Eu aprendi muito mais que as técnicas, também aprendi a lidar melhor com as pessoas”, relatou.
Neide Matias, servidora da Tenda Cultural há 15 anos, é responsável por preparar o lanche dos usuários e disse que o curso de boas práticas foi maravilhoso. “Eu já tinha experiência, mas não era nada técnico, só experiência de vida, então foi um aperfeiçoamento. Agora me sinto capacitada, tenho mais segurança para fazer minhas tarefas. Em todo o meu tempo como servidora, essa é a primeira gestão a oferecer esse tipo de capacitação”, disse.