Cerca de 200 crianças assistidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Nossa Senhora do Socorro participaram na tarde da sexta-feira, 24, do Peti Folia. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Combate a Pobreza e do Trabalho, foi marcado pela alegria e descontração das crianças que pularam e dançaramdurante o percurso de pouco mais de mil metros, no conjunto Parque dos Faróis.
A comemoração do Carnaval contou com dois momentos. No primeiro, as crianças dançaram ao som do grupo de percussão do Peti, composto por crianças integrantes do programa em Socorro. No segundo, a folia foi comandada pela diversidade musical da banda Pintura Íntima que colocou a garotada para dançar ao som do axé e as coreografias do pagode.
O Peti Folia foi coordenado pessoalmente pela primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sílvia Fontes, com o apoio da equipe técnica que trabalham nas três unidades doPeti de Socorro. O prefeito Fábio Henrique também conferiu de perto o Carnaval da criançada.
“Todos estão de parabéns por essa festa linda. É uma felicidade imensa poder estar aqui participando desse momento. Quero aproveitar para agradecer a participação da turma da percussão que puxou o bloco. Prometi que vocês teriam essa participação e cumpri minha promessa”, disse Sílvia Fontes.
A primeira-dama e secretária de Assistência Social ainda lembrou aos foliões o retorno das aulas. “Estudem, pois as atividades desse ano serão iniciadas na próxima semana”, alertou.
Satisfação
“Não tenho palavras para falar da minha alegria em puxar o bloco do Peti. Esse foi um dia de muita felicidade pra todo mundo que faz parte do grupo”, disse o mascote da turma, Kennede Mateus, l4 anos, acompanhado por Jeanderson Santos, Carlos Henrique Oliveira e Carlos Henrique de Freitas, também integrantes do grupo de percussão.
Para as amigas Janaina, Daniela e Naiara, que integram o Peti do Parque dos Faróis, a festa foi um momento de diversão com familiares, vizinhos e a equipe que trabalha no programa. “A nossa festa tá linda. Estou adorando tudo, as músicas, a dança”, ressaltou Janaína Santos, l4 anos.
Integração
Segundo a coordenadora do Peti, Adriana Gomes, atividades de lazer e recreação são importantes para integrar as crianças assistidas pelo programa. "A realidade é diferente em cada localidade, mas a vida é a mesma e as necessidades também são as mesmas. Nesses tipos de eventos, as pessoas podem se conhecer e trocar experiências”, disse ao agradecer o apoio da Secretaria de Assistência Social.
“Para realizar ações como esta, precisamos contar com o apoio de nosso gestor, e a primeira-dama e secretaria de assistência social Sílvia Fontes não mede esforços para atender a comunidade infantil dos Peti’s”, destacou a coordenadora.
Elogio
O Peti Folia chamou a atenção da comunidade por onde passou. No percurso, tanto moradores como comerciantes saíram à porta para acompanhar a festa. “O bloco deles está organizadoe alegre. A Prefeitura de Socorro está de parabéns por promover momentos como este, de brincadeira e descontração para toda essa criançada”, disse o comerciante Orlando Moreira Sá, proprietário de uma loja de confecção na Rua 23, no Parque dos Faróis.
Apoio e presenças
A realização do evento contou com o apoio de uma ambulância do Serviço de Atendimento de Urgência (SAU) da Secretaria Municipal de Saúde, da Guarda Municipal e daSuperintendência Municipal de Transporte e Transito (SMTT), responsável pela organização do trânsito no local do percurso.
O Peti Folia também foi prestigiado pelos secretáriosCarlos Américo (Fazenda); Gledson Oliveira (Planejamento); e pela vereadora Terezinha Felix, além da comunidade local.