A Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizou nessa terça-feira, 14, a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento foi realizado na Escola Municipal José do Prado Franco Sobrinho e reuniu profissionais, representantes dos Conselhos Municipal e Estadual de Saúde, autoridades do município, usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e toda a comunidade.
O objetivo da Conferência foi discutir novas propostas a serem aplicadas na Saúde Mental do município. O tema central da 2ª Conferência foi ‘A política de Saúde Mental como direito pela defesa do cuidado em liberdade, rumo aos avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS’. Na Conferência, quatro eixos foram formados para discutir e elencar propostas de fortalecimento das políticas públicas em Saúde Mental. 28 delegados foram eleitos para representar o município na etapa estadual.
A participação dos usuários e trabalhadores é fundamental. A Conferência é o momento em que cada um expõe sugestões de melhorias para todas as partes envolvidas. “É importante reunir todas as pessoas que fazem a Saúde Mental do município, para que mais avanços sejam pensados e a assistência seja otimizada. Cada pessoa tem um papel fundamental. Os profissionais têm a oportunidade de sugerir propostas de melhorias para o desenvolvimento do trabalho com os usuários. Já os usuários apontam os pontos positivos e dificuldades no acompanhamento. Esse conjunto traz um norte para a rotina de trabalho”, disse o secretário de Saúde, Enock Ribeiro.
Durante a Conferência, os usuários dos CAPS realizaram apresentações culturais com dança, música, e fizeram a exposição dos trabalhos artesanais desenvolvidos por eles. Também estava disponível para todo o público as práticas integrativas com sessões de massagens, acupunturas e ventosaterapia, e as vacinas contra a Gripe Influenza e a Covid-19.
O secretário de Governo, Renato Nogueira, foi o representante do prefeito na Conferência. Ele destacou a importância do evento, por ser um grande passo no município. O secretário também ressaltou a assistência e trabalho que é desenvolvido diariamente pelos servidores e pela Secretaria Municipal de Saúde.
A organização do evento aproveitou para homenagear e agradecer a todo o trabalho desenvolvido pela gerente do CAPS Infantojuvenil São Domingos Sávio, Edênia Alcântara, e pelo serviço prestado pela Residência Terapêutica ao município. A Conferência também contou com palestras ministradas pelo o psicólogo André Mandarino, e pelo psicólogo e psicanalista, Pedro Henrique.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Alberto, destacou a felicidade em ver o grande público que a Conferência reuniu. “Ressalto a satisfação em ver os usuários e os profissionais dos CAPS reunidos para discutir um tema tão importante. As palestras com os psicólogos também foram necessárias para estimular a criação de novas propostas e ações em benefícios dos usuários e profissionais”, enfatiza o presidente.
Dona Maria Valdeci Santos, é irmã de um usuário que é acompanhado pelo CAPS Álcool e Drogas, Ana Pitta. Ela destaca que o tratamento que o irmão faz é bastante eficaz e mudou a realidade de toda a família. “Somos muito bem acolhidos por toda a equipe, não tenho o que reclamar. Graças a Deus, meu irmão melhorou muito, toda a família vive bem e feliz. Só tenho a agradecer a Deus e a todos os profissionais do Caps Ana Pitta”, destaca Maria Valdeci.