A Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã desta terça-feira, 21, uma fiscalização conjunta entre a Vigilância Sanitária Municipal e Estadual, e o Programa de Proteção a Defesa do Consumidor (PROCON). O objetivo da ação foi fazer a vistoria das clínicas de bronzeamentos artificiais do município.
A fiscalização iniciou a partir de uma série de denúncias que foram formalizadas na Vigilância Sanitária Municipal (VISAM). Durante a ação realizada nesta manhã, foi identificado que um espaço de bronzeamento estava fazendo o uso de máquinas de bronzeamento artificial, proibidas em todo território nacional, de acordo com a resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância (ANVISA) RDC 56/09. A proibição das máquinas acontece por serem nocivas, devido à exposição aos raios ultravioletas, que pode causar danos à saúde e aumentar as chances de desenvolvimento do câncer de pele. As máquinas foram interditadas pelos órgãos.
A fiscalização aconteceu a fim de verificar a veracidade da denúncia. A coordenadora da VISAM, Caroline Moura, destaca a importância da parceria com os demais órgãos. “Nessa fiscalização, em específico, contamos com a parceria da Vigilância Sanitária Estadual e com o Procon por conta das leis que foram infringidas. É muito importante o trabalho em conjunto para garantir a prevenção e promoção à saúde da população”, disse a coordenadora.