A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Combate à Pobreza e Trabalho, lançou na manhã desta segunda, 12, o programa ‘Nova Vida’ na comunidade Volta da Pedra, localizada no conjunto Fernando Collor. A ação, coordenada pela secretária de Assistência Social, Sílvia Fontes, visa identificar, cadastrar e verificar as necessidades das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade e/ou risco social na região. Ainda participaram do evento, representantes da Secretaria Municipal da Educação.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Sílvia Fontes, o programa se estenderá a outras comunidades de Socorro. "É com muita alegria e satisfação que estamos lançando o programa Nova Vida. Trata-se de uma grande iniciativa que envolve equipes das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, entre outras que serão inseridas no decorrer das atividades, no atendimento às trinta comunidades em situação de vulnerabilidade do município", explicou Sílvia Fontes.
A secretária ainda destacou a metodologia do programa para a obtenção de dados referentes às necessidades de cada comunidade. “Serão realizadas pesquisas, por meio de buscas ativas, para que a gestão tenha conhecimento do que realmente as pessoas de cada local necessitam. Para isso, os servidores passarão 15 dias em cada comunidade de forma ostensiva. Após este período, iremos conversar com a comunidade e informar o que foi providenciado para sanar as deficiências. Em seguida, ao mesmo tempo em que os acompanhamentos continuam a ser realizados nas localidades que visitamos, passaremos a atuar em outros lugares com dificuldades parecidas", informou a secretária.
Regularização fundiária
Sílvia Fontes também acrescentou que dentro do programa Nova Vida haverá a regularização fundiária das residências. "Estas pessoas agora terão o registro do solo onde habitam. Deixarão de ser considerados moradores irregulares e se tornarão proprietários destes locais, pois toda a área será reconhecida pela Prefeitura de Socorro como uma área urbana, de moradia. Desta forma, eles poderão solicitar a resolução de problemas, a exemplo de água encanada, iluminação, saneamento básico e infraestrutura, o que gestão poderá resolver de forma legal problemas", destacou.
Relatório
Após cada visita, todas as secretarias envolvidas no programa Nova Vida, terão que entregar à Secretária da Assistência Social um relatório com informações das deficiências encontradas pelas equipes no local e das atitudes que foram tomadas para saná-las, para que tudo seja apresentado, posteriormente, aos moradores do lugar. Com esta atitude, a Prefeitura de Socorro busca proporcionar a cidadania à famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e/ou risco social.
Capacitação
A população da Volta da Pedra, assim como a das outras regiões que serão visitadas, não receberão apenas o atendimento de suas dificuldades. Também terão a possibilidade de ter um ofício através de cursos rápidos que a administração de Nossa Senhora do Socorro vai ofertar durante duas semanas.
"O programa Nova Vida não tem só o viés de doar, mas ainda de preparar, orientar os munícipes, para que tenham uma atividade profissional e, através dela, buscar o sustento", frisou Sílvia Fontes.
Aprovação
A freira da instituição religiosa Irmãs Clarissas Franciscanas, Edna de Matos, uma das pessoas que buscou a ajuda da Prefeitura de Socorro para melhorar a qualidade de vida da população da Volta da Pedra, aprovou a atitude da gestão. "Fico muito contente em ver que os gestores de Socorro voltaram seus olhares para estas pessoas", ressaltou.
"É emocionante ver que a Prefeitura se preocupa com a gente. Não é todo dia que vemos uma primeira-dama sair de seu gabinete e vir nos conhecer de perto. Agora tenho certeza de que nossas condições de moradia, nossa saúde e educação irão melhorar bastante", comentou o representante da Associação de Moradores da Volta da Pedra, José Leopoldo do Sacramento.