Início Assistência Social Assistência Social de Socorro capacita idosos para serem protagonistas do próprio saber

Assistência Social de Socorro capacita idosos para serem protagonistas do próprio saber

61
0

Contribuindo para a inclusão e o bem-estar socioemocional dos idosos socorrenses, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã desta sexta-feira, 15, a entrega dos certificados do curso de Noções Básicas de Informática, realizado pelo “Programa Viver: Envelhecimento Ativo e Saudável”, do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa do Direito da Pessoa Idosa.

O município de Socorro é o primeiro do estado de Sergipe a implantar o Programa Viver, fruto do trabalho da atual gestão que busca, constantemente, recursos e melhorias para os idosos do município. Para a instrutora do curso, Adriana Machado, a experiência de contribuir para a formação dos idosos e vivenciar a busca deles por novos conhecimentos é a concretização de um trabalho em equipe de toda Secretaria de Assistência Social.

A capacitação dos idosos é uma iniciativa que atrela conhecimentos teóricos e práticos, além de contribuir para a socialização dos alunos. Para a secretária de Assistência Social, Michelle Mary, é de extrema importância que a Secretaria aplique dinâmicas voltadas ao direito da pessoa idosa e, assim, contribuir para que eles ultrapassem barreiras. “Além de todo conhecimento, a iniciativa gera o sentimento de pertencimento e o fortalecimento dos vínculos afetivos e comunitários que são complementares nessa corrente mútua de valorização e propagação de coisas boas”, destaca.

A independência digital dos cidadãos na melhor idade proporciona autonomia na utilização dos recursos tecnológicos, ampliando as possibilidades de comunicação e de relacionamento com a família, amigos e com a comunidade. “Eu pensei que não ia gostar e nem me adaptar, não entendia muito dessas coisas, mas agora não queria que esse curso acabasse, viramos uma família”, destaca a aluna Vera Lúcia Santos.

COMPARTILHAR