Pensando na saúde e bem-estar do servidor, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã dessa quinta-feira, 28, no SESI Venúzia Rodrigues Franco, localizado no Marcos Freire I, a 1ª edição do projeto Cuidar-Te. O projeto é uma iniciativa da Coordenação da Saúde Mental e tem o objetivo de promover o cuidado e a interação entre os trabalhadores da saúde.
O cuidado com o profissional é de suma importância e otimiza a rotina de trabalho. Para que todos prestem uma assistência de qualidade, é necessário que estejam bem, tanto fisicamente como mentalmente. A primeira edição do projeto teve como público-alvo os trabalhadores dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e da Alta e Média Complexidade, e os gerentes das Unidades Básicas de Saúde.
A coordenadora da Saúde Mental, Joelma Souza, destaca como o projeto foi planejado. “Em diálogo com o secretário de Saúde, Enock Ribeiro, resolvemos montar um projeto para cuidar de quem cuida. Para que possamos dar o melhor para o outro, precisamos estar bem. O foco do projeto é cuidar dos trabalhadores, com o objetivo de proporcionar um ambiente leve e descontraído para todos”, disse a coordenadora.
Inicialmente, com o objetivo de preparar uma surpresa, os profissionais foram convidados a participar de uma capacitação. Ao chegar no local foram surpreendidos com a realização do projeto, que contou com atividades lúdicas e interativas; palestra sobre a importância da comunicação e do trabalho em equipe; prática de exercício físico; sessões de massagens relaxantes; e certificados de reconhecimento a todo trabalho desenvolvido em prol da assistência a população socorrense.
O gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) José de Carvalho Peixoto, Cleverton Alves, destaca a emoção de participar da 1ª edição do projeto. “Realmente não esperávamos toda essa surpresa que foi preparada para nós. Achávamos que seria uma reunião, planejamento de semestre e quando chegamos aqui fomos recebidos com tanto carinho, uma manhã ímpar, de acalento, muito reconhecimento e estímulo para que possamos continuar o trabalho diário sempre dando o melhor. Também foi uma oportunidade de encontrar colegas e compartilhar experiências. Foi sensacional”, ressalta o gerente.
A assistente social do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantojuvenil São Domingos Sávio, Kátia Cristina Caldas, ressalta a importância da essência do projeto. “É muito bom se sentir cuidado. Após dois anos de pandemia, onde trabalhamos incansavelmente para oferecer uma assistência de qualidade aos pacientes, é importante saber que somos reconhecidos. Foi uma manhã muito emocionante, que nos trouxe conhecimento e sensatez”, enfatiza a assistente social.
A gerente do Centro de Especialidades José do Prado Franco Sobrinho, localizado no Parque dos Faróis, Aline da Silva, destaca a felicidade de poder reencontrar os colegas de trabalho em um momento de distração. “Além de toda interatividade proporcionada pelo projeto, onde saímos da rotina do trabalho, também tivemos a oportunidade de estar com profissionais de áreas diferentes, que no dia a dia não encontramos com frequência”, afirma a gerente.