Início Educação Educação inicia módulo sobre Transporte Escolar

Educação inicia módulo sobre Transporte Escolar

50
0

No último dia 21, foi iniciado, no município de Nossa Senhora do Socorro, o módulo do Programa Transporte Escolar (PTE) do Programa Formação pela Escola, promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Ministério da Educação (MEC). A aula presencial foi realizada no laboratório de informática da Escola Estadual Juscelino Kubitschek, no conjunto João Alves, e contou com a participação de técnicos da secretaria, diretores de escolas, professores e membros da sociedade.

Para o professor José Conrado Torres, que leciona na Escola Major João Teles, o módulo sobre Transporte Escolar é muito importante para que as pessoas tenham conhecimento sobre como funciona o setor no município. “Este é um assunto que interessa a muitas pessoas. Participar desse módulo é tomar conhecimento de como trabalhar e fiscalizar o funcionamento do transporte escolar em Socorro”, opinou. Ele conta que já participou de outros módulos e que acha bastante positiva a iniciativa de se trabalhar com a educação à distância para capacitar a sociedade sobre os programas do Formação pela Escola.

O morador do povoado São Braz Givanildo Santos Santana conta que a experiência superou as suas expectativas. “Tirei muitas dúvidas e tomei conhecimento de muitas coisas, como a forma de realizar o cadastro, o que a gente não sabia como fazer no povoado”, afirmou. Ele ainda destacou que durante a aula inicial foi realizada a troca de informações e sugestões e que pretende participar de outros módulos.

A tutora do Programa Formação pela Escola em Nossa Senhora do Socorro, Geise Paixão, explica que é de grande relevância a participação dos cidadãos socorrenses nesses cursos. “Os participantes têm a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre ações educacionais no município que são financiadas pelo FNDE”, indicou.

Em relação ao módulo do Programa de Transporte Escolar, Geise explica que os cursistas conhecerão assuntos referentes ao funcionamento do setor.  “Eles terão informações sobre as concepções do programa, os objetivos, a forma de execução, detalhando, inclusive, a sua operacionalização e a prestação de contas", apontou a tutora.

A aula inaugural, realizada no laboratório de informática da Escola Estadual Juscelino Kubitschek, contou com a apresentação do curso aos participantes, que ainda tiveram contato com a Plataforma Moodle, que é a ferramenta utilizada pelo programa para a transmissão de informações. Os cursistas puderam também conhecer um pouco sobre o setor de Transporte Escolar no município, através da representante Ionete Almeida de Lima.

Curso

Com uma carga horária de 40 horas, divididas em 32 horas à distância e oito horas presenciais, durante o período de 30 dias, o Programa de Formação pela Escola oferta uma diversidade de cursos com o objetivo de apresentar orientações básicas e introdutórias para o conhecimento das políticas públicas educacionais. Durante o curso, os participantes têm acesso a informações por meio da Plataforma Moodle, através da internet.

No módulo do PTE, os cursistas verão informações relacionadas à política pública do transporte escolar, funcionamento, recursos, acompanhamento e controle social do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate), além do Programa Caminho da Escola.

COMPARTILHAR