Início Saúde Profissionais da Saúde de Socorro participam de capacitação ministrada por representantes do...

Profissionais da Saúde de Socorro participam de capacitação ministrada por representantes do Ministério da Saúde e da SES

80
0

Com o objetivo de enfatizar a importância do cuidado com a saúde do homem, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu nesta quarta-feira, 3, no auditório da SMS, representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para discutir a Política Nacional de Saúde do Homem, principalmente, dos caminhoneiros. O público-alvo da capacitação foram os profissionais que atuam na Atenção Primária dos municípios de Nossa Senhora do Socorro e de Laranjeiras. Essas localidades foram selecionadas por serem regiões que possuem vias onde transitam um grande fluxo de caminhoneiros diariamente.

Os consultores técnicos da coordenação de Saúde do Homem, do Ministério da Saúde, José Maria Viana e Isabela Soares, foram os responsáveis por ministrar a capacitação sobre Política Nacional de Saúde do Homem, referente ao cartão de saúde do caminhoneiro. Durante a capacitação foram apresentadas estratégias para otimizar o atendimento aos homens nas Unidades de Saúde. Além disso, os caminhoneiros foram citados como grupo prioritário, devido a dificuldade que a maioria tem para ter acesso a informação e tempo disponível para cuidar da saúde frequentemente, devido a rotina de trabalho.

A médica da UBS Santa Cecília, localizada em Nossa Senhora do Socorro, Liliane Gama, destaca como a capacitação despertou algumas mudanças que serão adotadas no seu dia a dia na Unidade. “As informações foram muito válidas. A partir de agora vamos ter um olhar diferenciado para todos os pacientes. Caso o homem vá até a Unidade, vamos dar uma prioridade maior e aproveitar para fazer um checkup completo. Mas, se o homem não tem o costume de ir até a Unidade, já temos a orientações estratégicas de orientar as mulheres, para que elas repassem a informação para todo o ciclo masculino ao seu redor, seja esposo, filho, genro, e entre outros”, disse a médica do município.

O médico infectologista da SES, Almir Santana, também contribuiu com a capacitação, apresentando aos profissionais exemplos de situações que possam acontecer com os caminhoneiros durante o percurso da viagem, para caso eles procurem a Unidade de Saúde para esclarecer dúvidas. “É importante que o profissional de saúde esteja capacitado para dar todas as orientações, de acordo com a necessidade de cada um. Por exemplo, caso um caminhoneiro perca a medicação, deseje fazer um teste rápido ou queira pegar preservativos, o profissional precisa saber para onde encaminhar o paciente para solucionar a necessidade dele”, ressalta Almir Santana.

As representantes do Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (CEREST), do Estado, a odontóloga Dalecárlia de Souza Lima, e a médica do trabalho Andréa Roberta Cardoso, também discutiram a saúde do homem como um todo. A médica da Unidade de Saúde José Rosa Felipe, Marly Alves Santos, ressalta que as informações repassadas nesta manhã enfatizam a importância do cuidado com o homem de forma geral. “É muito interessante despertar para o acolhimento com o homem não só para atendimentos específicos como já estamos acostumados. O homem precisa de atendimento relacionado a causas físicas, psicológicas, preventivas, etc. A partir de agora é assim que vamos dar continuidade à assistência na Atenção Primária”, destaca Marly Alves.

COMPARTILHAR