A Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), continua realizando as capacitações voltadas para a qualificação e registros do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Nesta terça-feira, 17, foi a vez dos recepcionistas, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, receberem a capacitação. Além das informações sobre o PEC, os profissionais também receberam orientações a respeito do acolhimento dos pacientes.
A recepção é a porta de entrada dos serviços de saúde. Pensando em otimizar a assistência a população socorrense, a capacitação foi ministrada com o objetivo de ofertar um melhor atendimento. “A qualificação dos registros no PEC possibilita um atendimento mais rápido. Além disso, os documentos, quando registrados de forma correta, não se perdem, ou seja, se um paciente perder o papel referente a marcação do exame, basta ir até a Unidade de Saúde, que os profissionais conseguem ter acesso no sistema. Por isso é tão importante capacitar os profissionais”, disse o apoiador institucional da Atenção Básica, Diego Moreira.
A recepcionista da UBS Walter José de Oliveira, Nilda Ferreira, desempenha as funções há 21 anos no município. Ela destaca a importância da capacitação para os profissionais. “Eu gosto muito de trabalhar com o atendimento ao público. Hoje recebemos um conhecimento a mais que só tem a acrescentar na rotina de trabalho. Eu já atendo muito bem os pacientes, mas a partir da capacitação, vou passar a atender melhor ainda. A todos os colegas de profissão, peço para que sempre se coloquem no lugar do paciente, eles merecem e precisam ser atendidos da forma mais acolhedora possível”, ressalta a recepcionista.