Centenas de católicos participaram na noite de sexta, 30, da Caminhada Penitencial em Nossa Senhora do Socorro. Organizada pela Arquidiocese de Aracaju, a procissão contou com cerca de duas mil pessoas saindo da Igreja São João Batista, no conjunto João Alves, com destino à Paróquia Sagrada Família, no conjunto Fernando Collor. A caminhada foi coordenada pelo vigário episcopal, padre José Bernadino, que representou Dom José Palmeira Lessa, arcebispo de Aracaju.
Ao longo do percurso de pouco mais de dois quilômetros, entre as principais avenidas que interligam os dois conjuntos habitacionais, demonstrações de fé, devoção e símbolos que resumem a espiritualidade quaresmal marcaram a Caminhada. “A cruz lembra aquela que é a marca da nossa vida”, disse padre Bernardino, durante a missa.
A grande adesão dos católicos à procissão reuniu fiéis de diversas paróquias e também contou com a participação o prefeito Fábio Henrique, que acompanhou a procissão e a missa, junto com o vereador Arisvaldo Rodrigues, Geovania Rocha e o secretário adjunto de Obras, Wilman Santos.
“Este é um momento especial de muita beleza e reflexão, no verdadeiro significado da vida e morte de Jesus Cristo. Estamos nos aproximando da Semana Santa. A caminhada é mais um ato que antecede a Páscoa. Estou orgulhoso em participar junto com a população de nosso município, cuja religiosidade é fortíssima”, destacou o prefeito.
Devotas do santuário de Nossa Senhora de Fátima, no conjunto Marcos Freire I, as vizinhas Maria Oliveira, Gilena Sousa, Eliane Maria Santos Gomes e Josefa de Lima contaram que participaram de todo o ato. “Essa caminhada quer mostrar um pouco do sofrimento do filho de Deus durante seu calvário. Estamos aqui para louvar e prestar nosso agradecimento pela vida”, resumiram as vizinhas.
A caminhada foi encerrada com uma missa campal no anexo a Igreja Sagrada Família, no Fernando Collor. O casal Renato Basílio de Souza e Jane dos Santos Souza contou que já participam do ato religioso há quatro anos. “Não fomos para a procissão, mas fizemos questão de participar da missa que é uma preparação para a Semana Santa”, disse Renato que, junto com a esposa, participa do grupo Renovação Carismática da Sagrada Família.
Representantes
O ato religioso contou com a participação de padres e sacerdotes, representantes das igrejas que compõem o Setor Norte, formada pelas comunidades do bairro Lamarão, Soledade, Santos Dumont, 18 do Forte, Santo Antônio e bairro Industrial em Aracaju junto com as igrejas de Socorro.
Trânsito
Todo o trajeto da Caminhada Penitencial foi acompanhado pelos agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Transito de Socorro (SMTT), que redirecionou o tráfego de veículos em vários trechos do percurso. O trabalho foi coordenado pelo diretor de Trânsito do órgão, tenente Erick Lima, mais três viaturas e dez agentes.