Coordenadores escolares e técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro participaram na última sexta, 30, do I Encontro do Programa ‘Mais Educação’, realizado no Centro Cultural, na Sede do município. A ação teve como objetivo reforçar a importância do programa educativo nas escolas, assim como o papel desenvolvido pelo oficineiro nas atividades disponibilizadas nas unidades escolares, dentre elas, aulas de matemática, letramento, judô, natação, capoeira e canto.
Cidadania, metodologia de trabalho, interação, escola e comunidade e educação inclusiva foram, entre outras, os temas abordados. O Mais Educação visa integrar a escola com a comunidade e é destinado às crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino básico em situação de vulnerabilidade social, com dificuldade de aprendizagem e altos índices de evasão ou repetência.
O secretário de Educação de Socorro, Wellington Mangueira, abriu o encontro ressaltando o compromisso social da gestão no exercício da cidadania. “O programa possibilita a melhoria do ambiente escolar e oferece a oportunidade de nossos estudantes trabalharem corpo e a mente, através das oficinas. Esse trabalho só é possível pelo empreendedorismo do prefeito Fábio Henrique em investir cada vez mais na Educação de Nossa Senhora do Socorro”, destacou o secretário.
Para a coordenadora geral do Mais Educação em Socorro, professora Maria Edleide Santos da Silva, o encontro é uma oportunidade de pensar na educação complementar como um recurso a mais na rede de ensino. "Esse encontro serve de aprendizado para coordenadores, técnicos e oficineiros que trabalham com o programa que tem como objetivo principal melhorar os resultados de aprendizagem na rede de ensino de Socorro", pontuou a professora.
Avaliação
Presente ao encontro, a coordenadora do programa, na Escola Municipal Major João Teles, na Palestina, Adenilde de Souza, destacou a integração entre as equipes. “Foi um encontro bastante proveitoso para todos. Trocamos experiências e, principalmente, criamos um ambiente, onde os atores sociais envolvidos na execução do programa puderam esclarecer suas dúvidas”, frisou.
Para José Adilson Farias, oficineiro na Escola Municipal Honorina Costa, na Sede, o encontro cria um espaço de troca de experiências. “Hoje estamos discutindo problemas, trocando experiências e avaliando o aprendizado dos alunos do programa”, contou o oficineiro em capoeira.
Mais Educação
Em Nossa Senhora do Socorro, o programa contempla 25 escolas da rede municipal, nos turnos da manhã e tarde, beneficiando um total de quatro mil estudantes na faixa etária de 19 a 25 anos. A estimativa da Secretaria Municipal de Educação é implantar o programa em todas as escolas da rede. O Mais Educação tem como objetivo aumentar a oferta educativa nas escolas públicas através de atividades optativas que foram agrupadas em áreas como meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, dentre outras.
O programa promovido por meio de uma parceria entre os Ministérios da Educação, Desenvolvimento Social, Ciência e Tecnologia, Esporte, Meio Ambiente, Cultura, Defesa, e Controladoria Geral da União, conta com as parcerias das secretarias municipais e estaduais de Educação.