A Secretaria Municipal da Educação de Nossa Senhora do Socorro realizou neste sábado, 31, a I Formação Continuada da Educação Infantil. O evento aconteceu no Hotel da Costa – Best Wester, na Orla da Atalaia, em Aracaju, onde reuniu cerca de 70 coordenadores e professores da rede municipal de ensino.
Segundo a coordenadora municipal da Educação Infantil, Sônia Mara, o objetivo foi estimular os docentes a utilizarem materiais concretos para lecionar matemática, desenvolvendo no aluno o raciocínio lógico e sua capacidade de pensar. "A partir dos métodos aqui apresentados os professores terão a possibilidade de adquirir novos conhecimentos e levá-los para seus alunos", afirmou.
Durante o encontro, que teve como tema "O Ensino da Matemática", os participantes assistiram uma palestra na qual foram expostos novos métodos de ensino em sala de aula, a exemplo de textos, brincadeiras, objetos que podem ser utilizados, entre outros modos de expor a disciplina. Além disso, os professores conheceram ainda o livro didático adquirido pela Prefeitura de Socorro e que será entregue aos discentes.
Para a coordenadora pedagógica Josefa Neide Nascimento, a capacitação é fundamental. "É essencial para o professor da Educação Infantil porque está aprendendo como ensinar matemática aos estudantes de forma diferenciada com situações do dia a dia. Assim, as crianças vão aprender a disciplina sem perceber que a estão estudando, vão aprender com prazer através de exemplos como, o número que calçam, o número da casa onde mora e tantos outros", acentuou.
De acordo com a técnica pedagógica da Educação Infantil do município, Laís Macedo, posteriormente, uma equipe da Secretaria Municipal da Educação vai até às 26 instituições de ensino da rede educacional de Socorro que trabalham com Educação Infantil para verificar se o que foi exposto no evento está sendo colocado em prática. "Além de oferecermos o curso, vamos às escolas ver se os professores assimilaram o que foi passado, como também disponibilizar um apoio pedagógico caso tenham dúvidas", explicou.
Marizete Callegari é diretora da Escola Municipal Barquinho Amarelo, no povoado São Brás e, mesmo sendo seu aniversário, não deixou de participar do evento. "Este é um momento ímpar tanto para os professores como também para coordenadores e diretores das escolas municipais de Socorro porque a Educação Infantil é o berço do estudo, é onde as crianças começam a conhecer o aprendizado. Participo sempre de todos os encontros realizados pela Secretaria de Educação e mesmo sendo meu aniversário não deixei de vir a este e não me arrependi, aprendi muito", evidenciou.
A professora da Escola Municipal Nossa Senhora do Socorro, no conjunto João Alves, Josilene Prado também gostou da I Formação Continuada da Educação Infantil. "É sempre bom termos a oportunidade de participar destes encontros, pois é um momento onde trocamos experiências com colegas de profissão e aprendemos coisas novas, às vezes simples, que antes não achávamos que fariam diferença em sala de aula, mas que os colegas que já fizeram nos dizem que realmente funcionam. A Secretaria da Educação, assim como a Prefeitura de Socorro, está de parabéns pela ação", salientou.