Início Assistência Social Grupo de Convivência participa de palestra sobre importância de alimentos saudáveis

Grupo de Convivência participa de palestra sobre importância de alimentos saudáveis

46
0

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Combate a Pobreza e do Trabalho ofereceu na tarde de terça-feira, l7, uma palestra sobre educação alimentar ao Grupo de Convivência do conjunto João Alves.  A atividade, realizada em  parceria com a Universidade Tiradentes (Unit), reuniu mais de 50 idosos no Núcleo de Apoio ao Trabalhador (NAT), onde foi possível conferir informações relativas a uma alimentação saudável para pessoas com hipertensão e diabetes.

Atentos às explicações, os idosos assistiram a palestra ministrada pelo grupo de estudantes de Enfermagem do 8º período da Unit. As informações foram passadas através de recortes de jornais, revistas e encartes de supermercado com gravuras de diversos gêneros alimentícios.

De acordo com a coordenadora do Grupo de Idosos de Socorro, a psicóloga Isabel Cristina, ao longo do ano são realizadas atividades destinadas à promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida dos idosos que participam dos grupos. Ela ressaltou também que as ações da pasta são planejadas pessoalmente pela primeira dama do município e secretária de Assistência Social, Sílvia Fontes, que acompanha a efetividade das ações.

“Nossas equipes desenvolve um conjunto de atividades recreativas, lúdicas e educativas. No caso da alimentação saudável, o objetivo da secretaria é fornecer conhecimento para que os usuários possam ser utilizados na rotina diária”, enfatizou Isabel Cristina.

Conforme a coordenadora dos estudantes da Unit, Daniela Marques, educar as pessoas ensinando as formas de alimentação previne o desenvolvimento de muitas doenças, além de amenizar as complicações já existentes.

“Em breve, esses alunos serão os profissionais de saúde, por isso trabalhamos com diversas ações de saúde coletiva, cuja finalidade é desenvolver trabalhos de prevenção e educação em saúde. Essa palestra trabalha mecanismos que possam contribuir com a melhoria do modo de vida dos idosos e a alimentação tem uma relação direta com a saúde”, afirmou a enfermeira.

Satisfação

Para a dona de casa Maria Amélia de Alcântara, as atividades realizadas no Grupo de Convivência é também uma oportunidade de adquirir conhecimento. “Sou hipertensa e tomo medicação controlada há mais de quinze anos. Essas explicações servem para eu saber se estou usando os alimentos corretos”, disse.

COMPARTILHAR